Corpos comunicantes: rumos do yoga na educação

Autores/as

  • João Borges
  • Lara Micol

Resumen

O objetivo da pesquisa, denominada Corpoética: Yoga como prática educomunicativa nas escolas, consiste em examinar como as técnicas psicofísicas do yoga podem contribuir para a melhoria da aquisição de habilidades e competências dos estudantes, de ensino fundamental e médio, das escolas públicas. O yoga, em suas diversas modalidades, compreende o corpo e a mente como uma unidade e prima por fazer o praticante alcançar um estado superlativo de relaxamento e integração, sendo também considerado, por isso, uma prática complementar e integrativa de cuidados com a saúde (Barreto, 2011). Este artigo reflete sobre as intervenções em sala, os problemas estruturais envolvidos na adoção do yoga, bem como salienta dificuldades e desafios, como também possibilidades de ampliação do acesso a essas práticas e os problemas teóricos que suscitam no que diz respeito à Educação em geral.

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Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Borges, J., & Micol, L. (2016). Corpos comunicantes: rumos do yoga na educação. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado a partir de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/3321

Número

Sección

GT 04 - Educação, Comunicação e Saúde