COMPETIÇÕES DE PONTES DE ESPAGUETE: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

Palabras clave:

Ensino e Aprendizagem, Competição, Pontes de Espaguete, Ensino Médio., Matemática, Física.

Resumen

Nesse artigo apresenta-se um relato de experiência sobre uma proposta didática para o ensino de matemática e física, desenvolvida com professores e estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. Trata-se de um recorte de uma proposta interdisciplinar idealizada por docentes e discentes dos cursos de Engenharia Civil, Matemática e Física de uma Universidade localizada na região sul do Brasil, desenvolvida em quatro escolas de ensino médio, particulares e públicas, envolvendo professores de matemática e física dessas escolas e a participação ativa dos seus estudantes. Nesse artigo são apresentados resultados parciais obtidos em uma dessas escolas, na qual foram realizadas duas competições internas. O processo envolveu o projeto estrutural e ensaio de pontes de espaguetes, de modo a verificar qual equipe idealizou, projetou e construiu a ponte de espaguetes, conforme normas pré-estabelecidas, que resistisse ao maior peso aplicado. O objetivo didático constituiu-se em promover ambientes de aprendizagem que estimulassem a aprendizagem significativa de matemática e física por meio do desenvolvimento de um projeto da área tecnológica. Os resultados indicam que ao se propiciar a aplicação de conceitos teóricos, previamente abordados nas disciplinas de matemática e física, em uma situação prática, as competições favoreceram o processo de ensino, pois além de  despertar o interesse dos estudantes, também possibilitaram a ressignificação de conceitos e aprendizagem significativa desses.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino e Aprendizagem; Competição; Pontes de Espaguete; Ensino Médio.; Matemática; Física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP/São Carlos, 1992), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP/São Carlos, 1995) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/Porto Alegre, 2018). É professora Titular II da Área de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF)/RS/BR. Atua com pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem de matemática com uso de TIC, modelagem matemática, otimização e lógica matemática. Também atua em projeto de extensão na área de ensino de ciências e matemática.

Rosângela Salles dos Santos, Universidade de Passo Fundo, RS, BR

Possui graduação em Educação Artística – Habilitação em Desenho, Bacharelado em Desenho, graduação em Matemática – Licenciatura Plena, Especialização em Matemática e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2004). Atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Adelino Pereira Simões e professora Adjunto I da Universidade de Passo Fundo. Coordena o projeto de pesquisa: Uma metodologia para estudo de padrões fractais aplicáveis na Arquitetura e Urbanismo e Design. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, ensino de matemática, geometria fractal e Desenho Técnico.

Moacir Kripka, Universidade de Passo Fundo, RS, BR

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1986), especialização em estruturas também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (1990), doutorado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP (1998) e Pós-doutorado (Professor Visitante) no Instituto de Ciência e Tecnologia do Concreto da Universidade Politécnica de Valência, Espanha - ICITECH/UPV, em 2018. Professor Titular da Universidade de Passo Fundo, foi Coordenador do Curso de Engenharia Civil (de 1991 a 1994 e de 1998 a 2000) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (de 2009 a 2013). Editor da Revista de Ciências Exatas Aplicadas e Tecnológicas - CIATEC/UPF. Editor Acadêmico do Journal of Advances in Civil Engineering. Membro do Conselho Editorial do Journal of Advances in Computational Design e do International Journal of Structural Glass and Advanced Materials Research. Avaliador de Cursos de Graduação Basis/INEP/MEC desde 2007. Presidente do Conselho Administrativo da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo de 2015 a 2020. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos temas de otimização e análise estrutural.

Citas

AUSUBEL, D. P. The Psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton, 1963.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

CNI. Inova Engenharia: Propostas para Modernização da Educação em Engenharia no Brasil, IEL.NC, SENAI.DN, Brasília, 2006.

GIORGETTI, M. F.; WINDLIN, F. L; PETRONI, C. E G; STRECK NETO, R. Design Contest, an Educational Alternative. In: Frontiers in Education Conference 2005, Indianapolis. Proceedings… Pittsburgh: University of Pittsburgh, vol. 1, 2005.

KRIPKA, R. M. L.; KRIPKA, M.; PEREZ, C. A. S.; MEDEIROS, G. F.. Projeto interdisciplinar uma ponte para o futuro: competição de pontes de espaguete em escolas de ensino médio. Cataventos, v. 1, p. 1-18, 2011

MOREIRA, M. A. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. 2012. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/>. Acesso em: 20 set. 2016.

PRAVIA, Z.M.C.; KRIPKA, M.; MESACASA JR, E.C.; MEDEIROS, G.F.; STUMPF, D.D.; DIAS, M.M. Competição para Ensino e Extensão: o caso da Competição de Pontes de Espaguete da Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ensino De Engenharia, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio - 2011-2014. Porto Alegre, out/nov, 2011. 36p. Disponível em: < http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf >. Acesso em 11 mai. 2017.

Publicado

2021-04-23

Cómo citar

Kripka, R. M. L., Santos, R. S. dos, & Kripka, M. (2021). COMPETIÇÕES DE PONTES DE ESPAGUETE: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado a partir de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14817

Número

Sección

GT 9 - Educomunicação e Práticas Sociais