EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E DIDÁTICA AUTORAL: TECNOLOGIAS DIGITAIS E A APROXIMAÇÃO DA REALIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

Palabras clave:

Educação à distância, Formação de professores, cultura, tecnologia,

Resumen

O artigo apresenta um estudo que teve por objetivo mobilizar processos formativos na modalidade EAD, a partir de uma didática autoral e possibilitar a aproximação do estudante com a sua realidade, ampliando assim, o seu pertencimento aos espaços culturais na formação de professores. A partir de propostas genuínas e pensadas para o modelo EAD, os estudantes desenvolveram estudos e vivências que culminaram na elaboração de produtos digitais, que promoveram a cultura a qual pertencem. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com  400 estudantes de licenciatura do Consórcio CEDERJ, na disciplina de Fundamentos da Educação IV, no ano de 2019/01 e 2019/02, bem como com os mediadores presenciais e à distância. Para compilar as informações obtidas, focamos em duas dimensões que mais apareceram nos relatos: 1) O pertencimento e reconhecimentos de espaços culturais da minha região; 2) A didática que vivenciamos pode transformar a compreensão de  como ser um professor. Essas dimensões apreendidas na pesquisa foram articuladas com as teorizações do campo e contribuem para compreensão, fortalecimento e possíveis transformações dos estudos da didática na modalidade EAD, voltadas para uma docência cada vez mais contextualizada.

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Biografía del autor/a

Rejane Maria de Almeida AMORIM, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada II da Faculdade de Educação e Coordenadora de Integração Acadêmica do CFCH da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora no programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestre na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), graduada em Pedagogia e Especialista em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora de Didática nos cursos de licenciatura na modalidade presencial e também coordenadora da disciplina de Fundamentos da Educação IV no consórcio CEDERJ na modalidade à distância. É pesquisadora e Vice coordenadora do GRAFE - Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita, com pesquisas na área da didática e formação docente nas várias modalidades e níveis de ensino. Coordena os seguintes Projetos de Extensão: "A parceria escola e universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial dos alfabetizadores" e "Compartilhando Leituras".

Alicia Santana de Castro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora do Consórcio CEDERJ/RJ

Elane Christina Silva de Magalhães, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora do Consórcio CEDERJ/RJ.

Publicado

2021-04-23

Cómo citar

AMORIM, R. M. de A., Castro, A. S. de, & Magalhães, E. C. S. de. (2021). EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E DIDÁTICA AUTORAL: TECNOLOGIAS DIGITAIS E A APROXIMAÇÃO DA REALIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado a partir de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14736

Número

Sección

GT 3 - Educação, Comunicação em EaD