FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS SOB UMA PERSPECTIVA FREIRIANA

Authors

Keywords:

Formação de professores, educação e sociedade, tecnologias, saberes docentes.

Abstract

A temática de formação de professores é imprescindível para os profissionais da educação, pois perpassa desafios, mudanças e políticas públicas que envolvem o profissional do magistério e seus saberes docentes. Com esta premissa, o presente texto discute, sob a ótica freiriana, a ideologia e as contribuições de Paulo Freire sobre ser professor e, consequentemente, a respeito da formação de professores, enfatizando o papel das novas tecnologias. É um texto de cunho bibliográfico e qualitativo baseado em obras de Freire, (1980, 1995, 2000, 2001, 2018 e 2019). Diante das discussões e leituras, chega-se à conclusão de que há necessidade e urgência de o professor obter uma formação sólida e constante. O docente deve se conscientizar de que a ele cabe também a tarefa de ser um mediador de modo a colaborar para a (re)construção do conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

LUIZ CLAUDIO CORREIA DOS SANTOS, Fundação Bradesco

Luiz Claudio Correia dos Santos

Especialista em Educação

References

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1995.

Published

2021-04-23

How to Cite

SANTOS, L. C. C. D., & Vasconcelos, C. A. de. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS SOB UMA PERSPECTIVA FREIRIANA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Retrieved from https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14764

Issue

Section

GT 6 - Educação e Comunicação em Paulo Freire