Educação, comunicação e arte: a técnica teatral como ferramenta para a contação de história na formação do professor em Sergipe.

Autores/as

  • Viviane Kelly de Santana Britto UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Ronaldo Nunes Linhares UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Adeilton Santana Nogueira UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palabras clave:

Teatro, contação de história, comunicação, história oral

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de mostrar a necessidade de desenvolver uma metodologia fundamentada para a construção do professor contador de histórias da contemporaneidade. Traz uma breve contextualização sobre a origem do contador de história e de como ele, mesmo que de forma diferente, ainda se faz presente e necessário nos dias atuais, apesar de tantas novidades tecnológicas. E finaliza descrevendo a metodologia que se pretende utilizar para que a pesquisa seja desenvolvida muito em breve, para que resultados nesse sentido possam ser documentados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Kelly de Santana Britto, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Universidade Tiradentes-UNIT ; Atriz e mestranda em Educação; GECES – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade; e-mail: vividarc@yahoo.com.br

Ronaldo Nunes Linhares, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Universidade Tiradentes-UNIT ; Doutor em Ciências da Comunicação-USP; GECES – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade; e-mail: nuneslinhares.ronaldo8@gmail.com

Adeilton Santana Nogueira, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestre em Educação

Citas

AGUIAR, J. A. A magia da arte de contar histórias. 2ª ed. Aracaju: Info Graphics, 2013.

CAFÉ, Angela. Os Contadores de Histórias na Contemporaneidade: da prática à teoria, em busca de princípios e fundamentos. UNB, 2015.

CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.

COELHO, M. B. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Edidora Ática, 1986.

STOCKER, C. O incentivo à leitura através da arte de contar histórias. Curitiba: Appris, 2014.

STOCKER, C. T. Os caminhos e descaminhos da leitura na aquisição do conhecimento. Nova Friburgo: Êxito Brasil; Niteroi: Intertexto, 2011.

Publicado

2018-10-31

Cómo citar

Britto, V. K. de S., Linhares, R. N., & Nogueira, A. S. (2018). Educação, comunicação e arte: a técnica teatral como ferramenta para a contação de história na formação do professor em Sergipe. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado a partir de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/9532

Número

Sección

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação