TRADIÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA

UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO NÚCLEO VI – ITAPICURU/BA (2022-2023)

Autores/as

Resumen

O presente artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvido no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola localizada no povoado de Catu Grande, no município de Itapicuru/BA. Seu objetivo é evidenciar como a valorização dos saberes tradicionais dos estudantes, integrados às práticas pedagógicas, por meio de processos comunicacionais diversos, pode contribuir para a permanência e o protagonismo dos sujeitos da EJA na escola, além de favorecer a valorização e a preservação desses saberes no contexto escolar. A experiência relatada surgiu a partir da necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para um público formado por trabalhadores rurais, adultos e idosos. A proposta buscou promover uma educação dialógica, contextualizada e inclusiva, por meio da valorização do conhecimento prévio dos estudantes. Essas ações realizadas permitiram a inserção de saberes da tradição da comunidade local no currículo escolar, contribuindo para a afirmação identitária dos estudantes, aumento da autoestima e a permanência escolar. Este estudo está fundamentado na LDB (Brasil, 1996), BNCC (Brasil, 2017) e em Freire (1994, 1996). O estudo demonstrou que o respeito às culturas locais são caminhos possíveis para uma educação mais humanizada, relevante e transformadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juceleide Borges Correia, Universidade Tiradentes (UNIT)

Mestranda em Educação pela Universidades Tiradentes (UNIT). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Pós-graduada em Políticas Públicas para a Educação. Atuou como vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Itapicuru, de 2017 a 2019. Atua como coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Itapicuru-BA desde 2015, atuando nas seguintes etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II (Regular e Educação de Jovens e Adultos). Áreas de interesse: Educação intercultural, Didática, Currículo, Educação e comunicação.

Maria Neide Sobral, Universidade Tiradentes (UNIT)

Maria Neide Sobral é professora aposentada da Universidade Federal de Sergipe e, atualmente, professora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade. E-mail: sssobral@gmail.com.

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Borges Correia, J., & Sobral, M. N. (2025). TRADIÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO NÚCLEO VI – ITAPICURU/BA (2022-2023). Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/17130

Número

Sección

GT 06 - Educação e Comunicação, cotidianos e práticas de resistências comuns em Paulo Freire