Educação, comunicação e arte: a técnica teatral como ferramenta para a contação de história na formação do professor em Sergipe.
Palavras-chave:
Teatro, contação de história, comunicação, história oralResumo
Este trabalho tem o objetivo de mostrar a necessidade de desenvolver uma metodologia fundamentada para a construção do professor contador de histórias da contemporaneidade. Traz uma breve contextualização sobre a origem do contador de história e de como ele, mesmo que de forma diferente, ainda se faz presente e necessário nos dias atuais, apesar de tantas novidades tecnológicas. E finaliza descrevendo a metodologia que se pretende utilizar para que a pesquisa seja desenvolvida muito em breve, para que resultados nesse sentido possam ser documentados.
Downloads
Referências
AGUIAR, J. A. A magia da arte de contar histórias. 2ª ed. Aracaju: Info Graphics, 2013.
CAFÉ, Angela. Os Contadores de Histórias na Contemporaneidade: da prática à teoria, em busca de princípios e fundamentos. UNB, 2015.
CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.
COELHO, M. B. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Edidora Ática, 1986.
STOCKER, C. O incentivo à leitura através da arte de contar histórias. Curitiba: Appris, 2014.
STOCKER, C. T. Os caminhos e descaminhos da leitura na aquisição do conhecimento. Nova Friburgo: Êxito Brasil; Niteroi: Intertexto, 2011.