A contribuição da robótica educacional para o uso de metodologias ativas no ensino básico

Autores

  • Fabiana de Oliveira Andrade
  • Andrea Karla Ferreira Nunes
  • Emerson Santos Lima

Resumo

Neste artigo são apresentadas as contribuições da Robótica Educacional para o uso de Metodologias Ativas no Ensino Básico, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). O presente estudo, analisa a proposta didática e metodológica de um programa de Educação Tecnológica implantado em uma escola de Educação Básica, da rede privada de Aracaju/SE. Está alicerçada numa abordagem qualitativa, de natureza descritiva e cunho bibliográfico, onde serão levantados autores que embasem sua fundamentação, como, por exemplo, Papert (1994), Prado (2008), Lopes (2010) e Lengel (2010). Conclui-se esse estudo, com índices para trabalhos futuros, entendendo que a Robótica Educacional contribui para a prática da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), disponibilizando aos alunos a oportunidade de evidenciar, de forma prática, o conhecimento adquirido, como também proporcionar uma formação global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Andrade, F. de O., Nunes, A. K. F., & Lima, E. S. (2016). A contribuição da robótica educacional para o uso de metodologias ativas no ensino básico. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/3338

Edição

Seção

GT 06 - Criatividade e inovação nas práticas docentes com uso das TIC