A contribuição da robótica educacional para o uso de metodologias ativas no ensino básico
Resumo
Neste artigo são apresentadas as contribuições da Robótica Educacional para o uso de Metodologias Ativas no Ensino Básico, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). O presente estudo, analisa a proposta didática e metodológica de um programa de Educação Tecnológica implantado em uma escola de Educação Básica, da rede privada de Aracaju/SE. Está alicerçada numa abordagem qualitativa, de natureza descritiva e cunho bibliográfico, onde serão levantados autores que embasem sua fundamentação, como, por exemplo, Papert (1994), Prado (2008), Lopes (2010) e Lengel (2010). Conclui-se esse estudo, com índices para trabalhos futuros, entendendo que a Robótica Educacional contribui para a prática da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), disponibilizando aos alunos a oportunidade de evidenciar, de forma prática, o conhecimento adquirido, como também proporcionar uma formação global.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-14
Como Citar
Andrade, F. de O., Nunes, A. K. F., & Lima, E. S. (2016). A contribuição da robótica educacional para o uso de metodologias ativas no ensino básico. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/3338
Edição
Seção
GT 06 - Criatividade e inovação nas práticas docentes com uso das TIC