Educação a distância: limites e contradições da profissionalização docente na modalidade

Autores

  • Paula Eliane Costa Rocha
  • Patricia Moraes Veado
  • Andrea Cristina Versuti

Resumo

No contexto da sociedade contemporânea, a Educação a Distância (EAD) é considerada como modalidade da educação que possibilita diferentes formas de ensino e aprendizagem. No século XX, nota-se a expansão de propostas da modalidade em vários níveis de ensino, porém, a EAD encontra-se permeada por dificuldades para sua completa materialização, as quais nomeamos limites e contradições. Este trabalho tem o objetivo discutir a modalidade EAD a partir de duas categorias de análise: as contradições e os limites da profissionalização docente, bem como compreender como as políticas educacionais tratam esta modalidade de ensino, e as medidas desempenhadas pela legislação para que a EAD se efetive. Trata-se de um estudo qualitativo, pautado por pesquisa documental e revisão bibliográfica para conceituar a EAD, como BELLONI (2001; 2008), GUAREZI, (2009), MOORE e KEARSLEY (2007), além de autores que tem demonstrado preocupação com as políticas educacionais voltadas à modalidade, tais como; como NETO (2008), PRETI (1998), SILVA (2006). Com este estudo foi possível constatar que ao professor atuante na Educação a Distância é exigido o atendimento a uma série de novas competências e habilidades, dentre as habilidades imprescindíveis listadas estão aquelas relacionadas a: estética dos materiais didáticos, formulação e cumprimento de objetivos pedagógicos - aliados às condições da distância física, adequações do conteúdo aos formatos das novas mídias e aspectos relacionados as novas rotinas de trabalho e comunicação com os alunos. Este conjunto de habilidades e competências, provenientes do exercício da modalidade, tem trazido muitos desafios para a sua efetiva implantação com qualidade, principalmente no que se refere à profissionalização docente.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Rocha, P. E. C., Veado, P. M., & Versuti, A. C. (2016). Educação a distância: limites e contradições da profissionalização docente na modalidade. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/3327

Edição

Seção

GT 02 - Educação a Distância