Reconhecimento automático de fala (asr) e aquisição de segunda língua: uma leitura conectivista das práticas de pronúncia do inglês em aplicativos móveis

Autores

  • Artur Campos

Resumo

Este trabalho discute um pequeno recorte dos elementos presentes na pesquisa doutoral feita na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e que tem seu cerne na implementação curricular de aplicativos móveis para aprendizagem de inglês na estrutura pedagógica de uma instituição de ensino superior.
Neste breve relato, versa-se sobre o recurso Automatic Speech Recognition (ASR) ou Reconhecimento Automático de Fala como ferramenta pedagógica direcionada à prática da pronúncia do idioma, de forma ergonômica, na Interface Humano-Computador do aplicativo Babbel – um dos líderes em downloads entre os apps para aprendizagem de línguas estrangeiras no iOS Store (Apple) e na Play Store (Android).
Dentro dos conceitos da Interação Homem-Computador (IHC) voltados à aprendizagem determinados pelo Conectivismo, este reconhecimento automático de fala auxilia o estudante na verificação da tonicidade, da variação fonológica e de outros elementos fônicos da língua-alvo. Nosso recorte aqui observa essa possibilidade de aprendizagem auditiva do idioma mediada por um ambiente virtual de aprendizagem de Inglês (o app Babbel) em dispositivos móveis. Como resultado final da pesquisa de doutoramento (julho/2017), almeja-se a implementação curricular do uso de aplicativos de ensino de Inglês para dispositivos móveis no curso de graduação Letras - Inglês da Universidade Tiradentes em Sergipe, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Campos, A. (2016). Reconhecimento automático de fala (asr) e aquisição de segunda língua: uma leitura conectivista das práticas de pronúncia do inglês em aplicativos móveis. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/3315

Edição

Seção

GT 05 - Avaliação sobre uso das TIC na educação