A fotografia no ensino da filosofia: algumas justificativas de experimentação
Resumo
Quem nunca fotografou na vida? Quem já fez as perguntas clássicas da filosofia: quem somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, o que são todas essas coisas? E quem já as fez olhando para fotos, sejam familiares, jornalísticas ou de turismo? Parece que não conseguimos ver fotos sem nos envolver. E se a filosofia pudesse nos ajudar a ler as fotos? Ou ainda, as fotos pudessem nos fazer filosofar? Como outras formas de escrita e de linguagem, este artigo pretende apresentar algumas justificativas do uso da experimentação de fotografias originais no ensino e aprendizagem da disciplina de filosofia, no ensino fundamental II. Convocamos alguns autores, como Roland Barthes e Vilèm Flusser, Platão e Galileu, entre outros que, apesar de não estarem imediatamente ligados às duas áreas do tema, passaram a nos motivar nesta discussão.Downloads
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Publicado
2016-09-14
Como Citar
Nogueira, A. S., Ávila, Éverton, & Neto, A. (2016). A fotografia no ensino da filosofia: algumas justificativas de experimentação. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/3309
Edição
Seção
GT 06 - Criatividade e inovação nas práticas docentes com uso das TIC