O USO DO TIKTOK COMO DISPOSITIVO COMPLEMENTAR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Resumo

Os aplicativos de redes sociais têm apresentado um notável crescimento de usuários, principalmente nos últimos anos, devido à pandemia de COVID-19, possibilitando o acesso à informação em tempo real, o que os transforma em meios ideais para a construção e o compartilhamento de conhecimento. Este estudo vincula-se à linha de pesquisa Educação e Comunicação do curso de Doutorado da Universidade Tiradentes. Tem como objetivo discutir a possibilidade do uso do aplicativo TikTok como dispositivo de apoio na aprendizagem de alunos de graduação de Direito. Esse estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo. Aponta-se que existem lacunas na literatura sobre o uso de redes sociais na educação. Resultados parciais apontam que o TikTok, já se configura como um dispositivo que propicia novos modos de ensino e de aprendizagem. Acredita-se que o uso do TikTok como apoio às aulas possa contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e estimular a reflexão sobre as práticas comunicativas nas universidades e aplicativos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Porto, UNIT - SE

Doutoranda em Educação e Comunicação - UNIT. Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial -  UFPel . Pós-graduada em Adv. Trabalhista e Cível pelo Centro Univ. UNA e em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, Docência do Ensino Superior e em Administração Escolar, Supervisão e Orientação -UNIASSELVI. Graduada em Formação Pedagógica em Pedagogia - UNIASSELVI, Direito - ULBRA e Agronomia - UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

Maria, V. A., & Porto, C. (2023). O USO DO TIKTOK COMO DISPOSITIVO COMPLEMENTAR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/16287

Edição

Seção

GT 09 - Educomunicação e Práticas Sociais e Tecnológicas