EDUCAÇÃO BRASILEIRA FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Educação, Estudantes, Pandemia do Coronavírus, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação.

Resumo

Este trabalho surgiu a partir do desejo de analisar as repercussões da Pandemia do Coronavírus na educação brasileira. Para tanto, num primeiro momento, recorreu-se a pesquisas realizadas por diferentes instituições no território brasileiro e, num segundo momento, realizou-se pesquisa junto a estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, em Sergipe (PPGE UNIT/SE). As questões foram analisadas com o apoio dos seguintes referenciais teóricos: Kenski (2003, 2008, 2012); Martin-Barbero (1997); Cope e Kalantiz (2010) e Buckingham (2010); e Moreira e Schlemmer (2020). A metodologia é de cunho qualitativo, sendo composta por três etapas complementares: estudo de referenciais para a compreensão da relação entre a Educação e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC); consulta a pesquisas institucionais sobre o contexto da educação durante a Pandemia; e aplicação, tabulação e análise de questionário (Google formulário) junto aos estudantes do PPGE UNIT/SE. A partir das reflexões feitas, conclui-se que a utilização das TDIC na educação é fundamental na contemporaneidade. Se as tecnologias já fizessem parte efetivamente do cotidiano das instituições educacionais brasileiras a continuidade das atividades pedagógicas durante a Pandemia teria sido menos sofrível, e talvez as diferenças entre redes de ensino fossem menores. Quando o aporte tecnológico já era algo conhecido e integrado ao contexto institucional, como visto no PPGE da UNIT/SE, as ações pedagógicas fluíram de forma mais proveitosa.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Albuquerque, I. S. (2021). EDUCAÇÃO BRASILEIRA FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14850

Edição

Seção

GT 3 - Educação, Comunicação em EaD