DO “FUNCTIONAL LITERACY” AO “ADULT LITERACY”: UMA REFLEXÃO SOBRE OS CONCEITOS DO THE WORLD BANK ACERCA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Daniel Bramo Nascimento de Carvalho Universidade Tiradentes
  • Victória Feitoza Xavier Universidade Tiradentes
  • Letícia Barbosa de Gois Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Banco Mundial, Educação, Autonomia.

Resumo

O presente artigo trata de uma reflexão acerca dos conceitos de educação da instituição financeira internacional “Banco Mundial” entre os anos de 1974 e 2020. O objeto do texto é compreender as mudanças de desenvolvimento de educação que a instituição prega em suas ações de apoio e investimento. De cunho bibliográfico documental e abordagem qualitativa, foram analisados 13 documentos publicados no site ao longo dos 46 anos, o que nos possibilitou enxergar o uso de uma concepção técnica e instrumental da educação para a formação de capital humano. Desta forma, concluímos que a instituição possui grande relevância no campo da educação, mas que precisamos nos atentar para uma educação mais autônoma e libertadora que possibilite o sujeito capacidade crítica diante dos sistemas de opressão.

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Biografia do Autor

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Universidade Tiradentes

Licenciado em História- Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Estudos Comunicação, Educação e Sociedade- GECES. Mestrando em Educação- Universidade Tiradentes- Unit. Bolsista Capes- Prosup/Bolsa.

Victória Feitoza Xavier, Universidade Tiradentes

Aluna da graduação no curso de Jornalismo (UNIT) e Ciências Sociais (UFS), bolsista de iniciação científica.

Letícia Barbosa de Gois, Universidade Tiradentes

Aluna da graduação no curso de Direito (UNIT), bolsista voluntária de Iniciação Científica

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Nascimento de Carvalho, D. B., Xavier, V. F., & Gois, L. B. de. (2021). DO “FUNCTIONAL LITERACY” AO “ADULT LITERACY”: UMA REFLEXÃO SOBRE OS CONCEITOS DO THE WORLD BANK ACERCA DA EDUCAÇÃO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14843

Edição

Seção

GT 5 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania