PENSADORES DA LIBERDADE – UMA INTERFACE ENTRE PAULO FREIRE E KARL BARTH NA BUSCA DE UMA PEDAGOGIA DA RESISTÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Liberdade, Resistência, Karl Barth

Resumo

Este artigo se propõe a realizar uma interface entre dois grandes pensadores do século XX, o brasileiro Paulo Freire e o suíço Karl Barth, sobre a necessidade da construção de uma pedagogia da resistência. Busca nas práxis freirianas e barthianas elementos de ligação, semelhanças, similaridades, afinidades e convergências na tentativa de provar que o educador, em tempos de opressão política, deve resistir. Por meio de um recorte histórico, traz elementos contextuais tanto da atuação de Freire como de Barth, interpreta as ações políticas e educacionais destes autores como pedagogia da resistência. Ao “interfacear” os autores, provoca uma reflexão sobre a necessidade dos professores no Brasil resistirem ao autoritarismo de governos absolutistas e disfarçados de democráticos.

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Biografia do Autor

Marcos Novaes da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Marcos Novaes da Silva (39) é Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM ( 2020) . Mestre em Ciências da Religião pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM ( 2018). É pós- graduando em Cristianismo e Política pela Faculdade Kennedy ( 2020). Graduado em Teologia (MEC) pela Faculdade Batista Brasileira - FBB (2016). Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Rev. José Manoel da Conceição - JMC ( 2013). Formado em Missiologia pelo Centro de Treinamento Missiológico da Igreja Presbiteriana do Brasil- CTM ( 2014). Professor do Seminário Betel Brasileiro - extensões de Santo André/ SP e Osasco/SP e professor da Faculdade Teológica Sul Brasileira em Vargem Grande Paulista/ SP.

Marili Moreira da Silva Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão de Cláudia Valentina Assumpção Galian. Doutora (2009) e Mestre em Educação (Psicologia da Educação) e Pedagoga (1988) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com habilitação em Orientação Educacional, e Administração Escolar. Atualmente é professora titular no Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre currículo e sociedade (GEICS), registrado no CNPQ e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da UPM. Membro do grupo de pesquisa CEPID, da PUC-SP, ligado ao Programa de Educação: Psicologia da Educação. Associada à ANPED. Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Consultora Ad hoc da CAPES. Atuou como Pró-Reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos, sendo responsável pelo funcionamento acadêmico e pedagógico da Graduação, presencial e on-line. Atuou como Diretora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional na Educação Básica. Foi coordenadora pedagógica no Sistema Mackenzie de Ensino. Pesquisa dentro dos seguintes temas:formação de professores, gestão pedagógica e de currículo, Identidade profissional, cultura digital e docência, cultura escolar, currículo e processos de ensino e aprendizagem. 

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

da Silva, M. N., & Vieira, M. M. da S. (2021). PENSADORES DA LIBERDADE – UMA INTERFACE ENTRE PAULO FREIRE E KARL BARTH NA BUSCA DE UMA PEDAGOGIA DA RESISTÊNCIA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14838

Edição

Seção

GT 5 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania