QUAL O LUGAR DAS TICS NA GESTÃO ESCOLAR?
Palavras-chave:
Gestão escolar, tecnologias da informação e comunicação, políticas públicas.Resumo
As intensas mudanças provocadas pela evolução tecnológica no contexto da gestão pública na sociedade do conhecimento requerem dos gestores habilidades para utilizar as ferramentas tecnológicas existentes a seu favor, integrando conhecimentos que viabilizem práticas assertivas em âmbito escolar e comunitário. A condução da gestão escolar possui como fundamento o pressuposto constitucional de democratização e autonomia, condições que favorecem o processo de gestão participativa, que pode ser entendida como a habilidade de tomar decisões coletivas e compartilhadas. Desta feita, o presente estudo tem como objetivo analisar a Gestão Escolar e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) segundo a concepção de superação da simples divisão de tarefas, voltada para uma compreensão sistêmica da gestão escolar e do papel do gestor, buscando compreender como as novas tecnologias podem ser ferramentas aliadas ao processo de governança escolar na atualidade. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado mediante pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos de autores como Morin (2001, 2002), Lück (2012), Almeida (2000, 2005), Almeida e Rubim (2004), e Santos (1999). Após a realização dessa pesquisa, caminhamos na direção de que as TICs nos impõem desafios significantes, tendo em vista que são instrumentos novos que dinamizam o ensino e que, quando inseridas no processo de gestão escolar, favorecem a construção do conhecimento mediante uma concepção integralizada e sistêmica.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão escolar; tecnologias da informação e comunicação; políticas públicas.
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