WhatsApp como ferramenta de comunicação entre professores e alunos em tempos de aulas remotas: uso e suas implicações
Palavras-chave:
Comunicação, professores, alunos, educação, aulas virtuaisResumo
Num cenário em que todos os níveis de ensino precisaram se reinventar para permanecer proporcionando aos alunos momentos de aprendizagem, a presente pesquisa discute o uso de aplicativos de mensagens instantâneas entre professore e alunos/pais de alunos, e possíveis implicações. No trabalho ressaltamos a diferença entre aulas remotas e educação a distância, no entanto, compreendemos que esta temática engloba discussões possíveis, por focar na comunicação entre alunos e profissionais da educação. Assim, tanto entre professores da educação básica quanto entre profissionais do ensino superior (presencial e semipresencial) nota-se o aumento do uso de aplicativos de mensagens instantâneas para manter contato com os estudantes/pais. A pesquisa é de abordagem qualitativa, o instrumento utilizado para coleta de dados, questionário on-line, foi aplicado à professores. O objetivo da pesquisa consiste em analisar possíveis implicações do uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação entre professores e alunos em tempos de Pandemia. Como principais resultados, encontramos benefícios do uso do aplicativo, como maior engajamento bem como desvantagens, dentre as principais impacto na qualidade de vida de professores.Downloads
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