GIBITECAS ESCOLARES: UM AMBIENTE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

Palavras-chave:

Gibiteca escolar, Histórias em quadrinhos, Formação do leitor

Resumo

Verifica a relação entre as gibitecas escolares e as possibilidades pedagógicas e informativas de sua presença nas escolas brasileiras. As gibitecas são acervos de histórias em quadrinhos, com a gestão voltada para a formação de gostos e hábitos leitores. A pesquisa tem caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório, resultante de um levantamento de projetos e trabalhos que utilizaram as gibitecas na formação de leitores nas escolas. Além da trajetória histórica dos quadrinhos no Brasil e de suas características de linguagem e da utilização paradidática desse recurso, buscou-se identificar, nos projetos e trabalhos selecionados, a equipe multidisciplinar. A pesquisa confirma a hipótese de que as gibitecas são ambientes de informação que se constituem como recurso didático-pedagógico na formação do leitor e na proficiência em leitura, principalmente entre os alunos em processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Ida Conceição Andrade de Melo, Universidade Federal de Sergipe - discente.

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Atualmente é discente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Faz parte como membro da Equipe Editorial na qualidade de assistente de comunicação da Revista Fontes Documentais, e esta vinculada aos Grupos de Pesquisas "PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações." e "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior - GEPHIBES" como estudante.

Valéria Aparecida Bari, Universidade Federal de Sergipe - docente.

Ocupa o cargo eletivo de Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA/UFS, desde 2013. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990) , mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). É líder do GRUPO PLENA - Grupo de Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações, desde 2015. É membro da Comissão de estudo no campo da Documentação ABNT/CB-014, desde 2017. É editora científica da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (ISSN 2595-9379). 

Joyce Dayse de Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe - discente especial.

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (2016). Atualmente é bibliotecária - Biblioteca Pública Estadual Epifânio Dória. Esta vinculada ao Grupo de Pesquisa "PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações" como estudante

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Melo, I. C. A. de, Bari, V. A., & Santos, J. D. de O. (2021). GIBITECAS ESCOLARES: UM AMBIENTE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14820

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento