QUERERES EM HOOKS, PARKER E BUTLER.

Autores

  • Anselmo Lima Lima Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • ALFRANCIO FERREIRA DIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Corpo, Sexualidade, Gênero, Educação.

Resumo

Construir um diálogo na escola sobre corpo e sexualidade não é uma tarefa fácil e, quase sempre, tem gerado silenciamento, incompreensão, desconhecimento. O propósito deste artigo é, justamente, promover diálogos, compreensões, conhecimentos a respeito das questões que envolvem as referidas temáticas. A abordagem teórico-metodológica aplicada foi influenciada pelos estudos pós-críticos, ancorados nos artigos publicados por bell hooks, Richard Parker e Judith Butler, inscritos no livro Corpo Educado: pedagogias da sexualidade, organizado por Guacira Lopes Louro, 2000. Ademais, as entrevistas realizadas com discentes e docentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe serviram como estratégias para produção de dados. Após análises e discussões empreendidas, evidenciamos a importância de construir diálogos entre alunos, familiares e escola sobre os referidos temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Lima Lima Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela UFS. Graduado em Ciências Contábeis pela UFS. Graduado em Pedagogia pela Faculdade FACESE. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas - CNPq. Servidor Público Federal da Universidade Federal de Sergipe, lotado no Colégio de Aplicação da UFS. Desenvolve pesquisas em Gênero, Corpo, Sexualidade, Educação, Práticas Pedagógicas.

ALFRANCIO FERREIRA DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Pós-doutor pela University of Warwick, UK (2018). Doutor em Sociologia (UFS). Professor Adjunto III do Departamento de Educação - DED da Universidade Federal da Sergipe. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED da Universidade Federal da Sergipe (Gestão 2016-2018 e Gestão 2018-2020). Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero - CNPq. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS). Editor da Revista Tempos e Espaços em Educação desde 2014. Coordenador Adjunto do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE/ANPED. Editorial Board - Portuguese da Revista Education Review da Arizona State University, Estados Unidos. Visiting Research Fellow no Centre for the Study of Women and Gender da University of Warwick, Reino Unido (2018). Desenvolve pesquisa e extensão nos seguintes temas: Gênero, Sexualidades e Educação; Formação docente e Diferença; Estudos Curriculares Pós-críticos; Estudos Queer e Educação. Pedagogias Queer.

Referências

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BULTER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

DERRIDA, Jacques. Signature event événement contexte. In: Limited Inc. Paris, Galilée, 1990, pp. 15-51.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HOOKS, Bell. Eros, Erotismo e o processo pedagógico. In: LOURO, Guacira L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LANCASTER, Roger N. e di LEONARDO, Micaela (Orgs.). Thegender/sexuality reader: culture, history, political economy. Nova York e Londres: Routledge, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação. Uma perspectiva Pós-Estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

PARKER, Richard. Cultura, Economia Política e Construção Social da Sexualidade. In: LOURO, Guacira L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

PARTICIPANTE 2. Depoimento [maio 2016]. Entrevistador: Anselmo Lima de Oliveira. São Cristóvão: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, 2016. Entrevista concedida para a pesquisa sobre corpo, gênero e sexualidade na Educação.

PARTICIPANTE 13. Depoimento [maio 2016]. Entrevistador: Anselmo Lima de Oliveira. São Cristóvão: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, 2016. Entrevista concedida para a pesquisa sobre corpo, gênero e sexualidade na Educação.

SEFFNER, Fernando. Um bocado de sexo, pouco giz, quase nada de apagador e muitas provas: cenas escolares envolvendo questões de gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 19, n. 2, 2011, p. 561-572.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Oliveira, A. L. L., & DIAS, A. F. (2021). QUERERES EM HOOKS, PARKER E BUTLER. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14819

Edição

Seção

GT 2 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias