A INFLUÊNCIA DOS DISPOSITIVOS DIGITAIS: MODIFICANDO O DESEMPENHO DO SUJEITO E DOS SABERES EDUCACIONAIS.
Palavras-chave:
Dispositivos Digitais. Educação. Ensino. Indivíduo. WhatsApp.Resumo
RESUMO
O texto tem como intuito discutir no campo educacional e social a presença da cultura digital e dos dispositivos midiáticos, como os mesmos passam a influenciar no ensino e na construção do indivíduo diante do compartilhamento diário de informações, através do aplicativo WhatsApp muito presente na vida cotidiana dos sujeitos, que pode proporcionar o desenvolvimento de algumas habilidades como: orais, escritas e lexicais. A problemática central constitui-se: Como o sujeito se comporta diante dos anseios em que a nova realidade virtual o envolve? A metodologia foi construída por uma pesquisa descritiva com base no estado da arte, a partir do posicionamento de autores como: Buckingham (2010) Foucault (2009), Han (2018) e Kenski (2012). Concluindo, que ao utilizar os recursos digitais é necessário ter liberdade e criticidade, elegendo cada um a partir da capacidade de ampliação das concepções de mundo e dos saberes educacionais, visando o crescimento do indivíduo como profissional e no âmbito social.
PALAVRAS-CHAVE: Dispositivos Digitais. Educação. Ensino. Indivíduo. WhatsApp.
ABSTRACT
The text aims to discuss in the educational and social field the presence of digital culture and media devices, how they come to influence the teaching and construction of the individual in the daily sharing of information, through the application WhatsApp very present in the daily life of the subjects, which can provide the development of some skills such as oral, written and lexical. The central problem is constituted: How does the subject behave in the face of the desires in which the new virtual reality involves him/her? The methodology was built by a descriptive research based on the state of the art, from the positioning of authors such as: Buckingham (2010) Foucault (2009), Han (2018) and Kenski (2012). In conclusion, when using digital resources it is necessary to have freedom and criticality, choosing each one from the capacity to expand world conceptions and educational knowledge, aiming at the growth of the individual as a professional and in the social field.
KEYWORDS: Digital Devices. Education. Teaching. Individual. WhatsApp.
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