GRUPOS DO FACEBOOK DE MÃES DE TDAH: ESPAÇO DE DIÁLOGO

Autores

Palavras-chave:

Grupos de Facebook, Mães, TDAH.

Resumo

RESUMO

O artigo tem como tema a narrativa em grupos de Facebook de mães de crianças que possuem Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e trará um recorte teórico sobre a pesquisa em andamento. Com o objetivo de refletir criticamente sobre os espaços das mídias sociais digitais, como espaço de interação, mobilização social e aprendizado, pensamos nosso objeto de estudo a partir da ótica e ponto de vista de autores que enxergam o uso das mídias, a transformação que a internet tem trazido à sociedade, tanto de forma negativa para um diálogo, como de forma positiva pelos que percebem toda transformação e possibilidades geradas pela internet e mídias sociais. Assim, estabeleceremos diálogos e reflexões sobre a importância destes espaços virtuais para as mães de crianças com o TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Fumiko Kudo, Universidade Tiradentes

Letícia Fumiko Kudo[1] 

[1] Mestranda Bolsista (PROSUP-TAXA/UNIT) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) na Linha 1 - Educação e Comunicação. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). leticiakudo.tl@gmail.com.

Ilka Miglio de Mesquita

Ilka Miglio de Mesquita[2]

[2] Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes /Aracaju, SE e líder do Grupo de Pesquisa História, Memória e Identidade (GPHMEI). ilkamiglio@gmail.com

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BERARDI, Franco. La fábrica de la infelicidad. Nuevas formas de trabajo y movimiento global. Traficantes de Sueños, 2003.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.

FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro. O modelo de negócios Facebook -Instant Articles no financiamento do jornalismo online no Brasil. Aracaju-SE: Editora Amazilia Coral, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Tradução de Enio Paulo Giachini. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.

_____________. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução Maurício Liesen. Editora Âyiné. Belo Horizonte. 2018

_____________. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

_____________. Hiperculturalidade: cultura e globalização. Tradução Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Comunicação: Interconexões e Convergências. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 647-665, out. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A Cultura Mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Tradução Maria Lúcia Machado. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MAFFELOLI, M. O tempo das tribos: o declínio do individualismo na sociedade de massa. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

SANTOS, E. Pesquisa-Formação na Cibercultura. 1a ed. Teresina: EDUFPI, 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Kudo, L. F., & Mesquita, I. M. de. (2021). GRUPOS DO FACEBOOK DE MÃES DE TDAH: ESPAÇO DE DIÁLOGO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14787

Edição

Seção

GT 9 - Educomunicação e Práticas Sociais