ENTRE VIVÊNCIAS E SABERES NUMA MARÉ DE SINGULARIDADES: NARRATIVAS DOCENTES EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE
Palavras-chave:
Narrativas docentes, Periferias e diversidade, Práxis educativa,Resumo
Ao longo da trajetória docente nos sentimos desafiados a vivenciar com equilíbrio as ‘práticasteorias’ das quais nos constituímos. Este artigo tem por objetivo trazer algumas dessas experiências do aprenderensinar’ tendo em vista à compreensão e ressignificação das práticas educativas. As opções epistemológicas aqui preteridas buscam inspiração nos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998; Macedo; Barbosa, 2012); na pesquisa com os cotidianos e os movimentos necessários (Certeau, 2013; Andrade, Caldas e Alves, 2019) através das ‘conversas’ como principal forma de produção de ‘conhecimentossignificações’. Nesse sentido, apresentam-se narrativas de uma docente que inserida na periferia do Complexo da Maré buscar desvelar olhares sensíveis às singularidades, no diálogo constante com os escritos de Paulo Freire por meio do engajamento necessário de um trilhar autorreflexivo.
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