As mediações múltiplas em práticas educomunicativas desenvolvidas na Educação Profissional e Tecnológica de jovens marajoaras

Autores

Palavras-chave:

Mediações, Educomunicação, Educação Profissional e Tecnológica, Linguagens Midiáticas, Marajó

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as mediações múltiplas presentes no processo de ensino de linguagens midiáticas (intervenção), desenvolvido com jovens marajoaras da Educação Profissional e Tecnológica. No processo educacional formal, a abordagem de capacidades comunicativas ainda é deficitária diante dos equívocos que permeiam a comunicação contemporânea. Essa problemática nos motivou a abordarmos quatro capacidades comunicativas em um processo de ensino, no qual identificamos e analisamos as mediações sob à luz da Teoria Fundamentada e das Mediações Múltiplas. Os esforços teóricos e metodológicos para reconhecermos a existência e a relação das mediações com os resultados obtidos na intervenção pedagógica nos possibilitaram respondermos nossa questão. Destarte, as mediações envolvidas no processo de ensino de linguagens midiáticas, a partir de práticas educomunicativas voltadas à formação profissional, se demonstraram como importantes aliadas na formação crítica e cidadã dos discentes.

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Biografia do Autor

Hericley Serejo Santos, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Relações Públicas do Instituto Federal do Pará responsável pela Assessoria de Comunicação do Campus Breves

Ana Maria Leite Lobato, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Professora Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Campus Belém

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Santos, H. S., & Lobato, A. M. L. (2021). As mediações múltiplas em práticas educomunicativas desenvolvidas na Educação Profissional e Tecnológica de jovens marajoaras. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14760

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento