FOOTBALLIDENTITY, TABLOID TYCOON E GLOBAL CONFLICTS: JOGOS PARA O ENSINO DE JORNALISMO

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Footballidentity, Tabloid Tycoon, Global Conflicts Palestine, Ensino de Jornalismo.

Resumo

Este artigo aborda os jogos Footballidentity, Tabloid Tycoon e Global Conflicts: Palestine. O objetivo é investigar as contribuições desses jogos para o ensino de Jornalismo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, visto que versa sobre o ensino de Jornalismo e os jogos na educação, e exploratória, diante da necessidade de interação com os jogos supracitados, a fim de relatar os seus contributos educacionais. Verificou-se que os jogos podem permitir que os alunos despertem, em si, o caráter curioso para que aprendam construindo, reconheçam suas habilidades e competências jornalísticas ao longo do processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertextualidade, Webjornalismo, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista, Educomunicação e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670 E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Referências

ACADROLLI, A.; OLIVEIRA, R. Newsgames: um estudo na internet sobre notícias e jogos. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 13, p. 115, 2016.

BATES, B. Game Design: the art & business of creating games. California: Prima Tech, 2001.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: Maria João Gomes; Antônio José Osório; Antônio Luís Valente. (Org.). Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds. 15ed.Braga - Portugal: Universidade do Minho - UMINHO, 2017, v. 10, p. 1587-1602.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo. Brasília, DF: Secretaria de Educação Superior /Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=14242&IItemi=>. Acesso em: 04 nov. 2020.

CANAVILHAS, J. O ensino do jornalismo em Portugal. [S.l.]: Labcom, 2012. Disponível em: <http://www.labcom.ubi.pt/ec/06/pdf/canavilhas-ensino-webjornalismo.pdf;>. Acesso em: 04 nov. 2020.

DEDÁ, T.; ANDRADE, P.; BONINI, V. Jogar para apreender: os newsgames como estratégia de aprendizagem. In: 3° Simpósio de Educação e Comunicação: Infoinclusão possibilidades de ensinar e aprender, 2012, Aracaju. Anais 3o Simpósio de Educação e Comunicação, 2012.

FOOTBALLIDENTITY. Become a star. 2020. Disponível em: <http://footballidentity.com/>. Acesso em 25 out. 2020.

FULLERTON, T.; SWAIN, C.; HOFFMAN, S. Game Design Workshop – Designing,

Prototyping and Playtesting Games. San Francisco: CMP Books, 2004.

GLOBAL CONFLICTS. Global Conflicts: Palestine is a serious game. Disponível em: https://www.amazon.co.uk/Serious-Games-Interactive-Global-Conflicts/dp/B00HRHAYP0. Acesso em 1 nov. 2020.

MACHADO, E.; TEIXEIRA, T. (Org.). Ensino de Jornalismo em tempos de convergência. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

MACHADO, E; PALACIOS, M. (Org.). O ensino do jornalismo em redes de alta velocidade: metodologias & softwares. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2015.

MARINHO, S.; MONTEIRO, J. Jogos digitais como recurso didático para potencialização da aprendizagem. In: I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2019. p. 4051-4064.

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2016.

MONTEIRO, J. et al. Sociedade da aprendizagem: da ubiquidade aos novos paradigmas do app-learning. Revista Tecnologias na Educação, v. 27, p. 1-13, 2018.

MONTEIRO, J. Narrativas Hipertextuais na Educação Superior: uma proposta didática para o ensino de Jornalismo Multimídia. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

MORAN, J. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2013.

PEREIRA, A.; ROSÁRIO, I.; MONTEIRO, J. Jogos jornalísticos: os newsgames no processo de aprendizagem. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 15, p. 280-293, 2019.

PINHEIRO, C.; BRANCO, M. Uma tipologia dos games. UNIRevista, vol. 1, nº 3, 2006.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2019. 575 p.

PRIMO, A. Mapeamento 2: do ensino de jornalismo digital no Brasil em 2010. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.

SATO, A.; CARDOSO, M. Além do gênero: uma possibilidade para a classificação de jogos. Artigo. SBGames 2008.

SAVI, R.; ULBRICHT, V. Jogos Digitais Educacionais: Benefícios e Desafios. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2018.

TABLOID TYCOON. It's amazing what they'll believe. 2020. Disponível em: <https://www.amazon.com/Tabloid-Tycoon-PC/dp/B0007U9BU8>. Acesso em 31 out. 2020.

UNESCO. Model Curricula for Journalism Education. Paris: UNESCO, 2010.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Monteiro, J. C. da S. (2021). FOOTBALLIDENTITY, TABLOID TYCOON E GLOBAL CONFLICTS: JOGOS PARA O ENSINO DE JORNALISMO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14746

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento