RELIGIÃO, CONSTITUIÇÃO e IMPRESSO: A REPRESENTAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO JORNAL CORREIO DE NOTÍCIAS DURANTE OS ANOS DE 1985-8
Palavras-chave:
Ensino Religioso, Constituição, História da EducaçãoResumo
Trata-se da análise da representação do ensino religioso no jornal Correio de Notícias durante os anos de 1985-8, correspondentes ao início do primeiro governo civil pós a ditadura militar (1964-85) e a promulgação da Constituição Federal. No estudo a partir do acervo disponível na Hemeroteca Nacional identificou-se a periodicidade, publicidade, público destinatário e recursos financeiros do jornal, examinou-se a organização dos conteúdos e editoriais para compreender assim a representação da temática ligada ao contexto histórico no periódico. No âmbito da metodologia utilizou-se Roger Chartier para evidenciar a problemática do conceito de representação e Perseu Abramo e outros autores para organizar uma visão crítica que concebe o jornal como um objeto de consumo em massa no capitalismo capaz de influir na realidade e dotado de interesses próprios. Os resultados foram divididos em dois níveis: municipal/estadual e nacional. No primeiro verificou-se o desenvolvimento da disciplina no estado com destaque para o apoio da Associação de Educação Interconfessional de Curitiba (ASSINTEC) que em 1987 participou da elaboração da emenda popular de normatização do ensino religioso na Constituição. No âmbito nacional a matéria se insere nas reivindicações, na forma de notícias e artigos de opinião clérigos, da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) como quesito necessário para o candidato que quisesse obter o voto dos católicos na eleição de 1986. Em síntese o ensino religioso foi representado levando em conta o respeito à confissão do aluno, mas que em termos práticos em um país eminentemente cristão implicou na defesa do ensino dessa religião.Downloads
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