Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Coerência entre o contexto de projeto (problema social e/ou oportunidade e/ou inovação na comunidade) com os seus objetivos (geral e específicos).
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • Qualidade da apresentação do “referencial teórico” do tema/problema escolhido.
  • Adequação dos procedimentos de operacionalização das atividades do projeto com os objetivos almejados e resultados alcançados.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Qualidade da apresentação dos resultados, discussão dos resultados e conclusão.
  • Coesão e coerência textual, atendimento às normas da ABNT.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO DE SHORT PAPER DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A 18a. SEMEX (Semana de Extensão), edição de 2024, vai recepcionar trabalhos acadêmicos, em formato de short paper, na modalidade teórico-empírico (pesquisa de campo com intervenção/aplicação), resultados (finais ou parciais) de projetos ou atividades de extensão universitária.

O evento será realizado na cidade de Aracaju/SE, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes.

SEÇÃO (ALOCAÇÃO) DO TRABALHO

– Os trabalhos devem ser inseridos em uma das seguintes seções:

(1) - PIPEX - Práticas Inovadoras em Projetos de Extensão da UNIT (2) - Experiência Extensionista da UNIT
(3) - Outros trabalhos - Temas Livres

ENQUADRAMENTO

– Os trabalhos devem enquadrar-se em uma das seguintes áreas:

(1) Direitos Humanos, educação, cultura e sociedade (Ética, democracia e cidadania, Estado, sociedade e trabalho, Educação e desenvolvimento humano e Social, Segurança alimentar e nutricional)
(2) Economia criativa, mercado e gestão (Estado, sociedade e trabalho, Cultura, arte e comunicação, Ciência, tecnologia e inovação, Processos de globalização e política internacional, Territórios, sociodiversidade e multiculturalismo)

(3) Novas tecnologias, inovações e desenvolvimento (Estado, sociedade e trabalho, Cultura, arte e comunicação, Ciência, tecnologia e inovação, Meio ambiente: biodiversidade, sustentabilidade e intervenção humana, Relação entre campo e cidade,

desenvolvimento urbano e rural e qualidade de vida)
(4) Bem-estar social e educação em saúde (Ética, democracia e cidadania, Educação e desenvolvimento humano e Social, Promoção da saúde e prevenção de Doenças, Segurança alimentar e nutricional)

O enquadramento será indicado no corpo (texto) do trabalho, conforme modelo.

REGRAS PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO

– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman – Tamanho da Letra: 12;

– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.;
– Quantidade máxima de páginas: 4 (quatro) páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências;
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito; – Títulos em negrito com letras maiúsculas e subtítulos em negrito com letras minúsculas e iniciais maiúsculas;
– Nome dos autores (nome completo) abaixo do título, centralizado à direita, com as letras iniciais de cada nome em maiúsculo. Exemplo: Pedro Teles de Santana1;

– O short paper pode conter no máximo 10 (dez) autores e 01 orientador que tenham contribuído efetivamente para o planejamento e execução da prática/atividade de extensão.
– Credenciais (graduação e instituição de ensino) dos autores e credenciais dos orientadores devem ser inseridos como referências/notas de rodapé da primeira página do trabalho.

– Imagens, tabelas e gráficos devem ser inseridos de forma centralizada, contendo na parte superior: numeração e título em negrito, com as iniciais de cada palavra em maiúsculo. Exemplo: Figura 1 – Execução do Projeto; na parte inferior da imagem, tabela ou gráfico deve ser inserido a fonte, formatada com letras tamanho 10. Exemplo: Fonte: Acervo do projeto.

– As imagens não podem conter fotografias de indivíduos (pessoas da comunidade). Caso a imagem com identificação de pessoas seja indispensável no trabalho, utilizar blur ou desfoque na área da face (rosto) para omitir a identificação pessoal.
– Recomendamos não identificar a instituição objeto da prática de extensão.

– Não inserir resumo no texto do short paper.
– As citações e referências devem atender às normas da NBR 10.520, atualizadas em 2023.

REGRAS PARA SUBMISSÃO

– O trabalho deve ser redigido em língua portuguesa e atender as normas ortográficas.
- Recomendamos que antes da submissão, o trabalho passe por uma rigorosa revisão das normas ortográficas e revisão das normas da ABNT (citação e referências)..

– O trabalho deve ser submetido por um dos autores, tendo a anuência de todos os demais autores.

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– O trabalho deve ser submetido em formato PDF e não será possível editar o documento após a sua submissão. O documento submetido será considerado a versão final do trabalho, por este motivo é indispensável a observância da língua portuguesa.

– O trabalho deve ser submetido em formato PDF na plataforma Eventos UNIT > Semana de Extensão, disponível no link https://eventos.set.edu.br/semex

INSCRIÇÃO DO TRABALHO APROVADOS NO EVENTO

– Os trabalhos aprovados deverão realizar a inscrição de pelo menos um dos autores no evento SEMEX 2024.
– As inscrições para o evento estarão disponíveis no período de 05 de fevereiro de 2024 até 22 abril de 2024, no portal Magister> Extensão > 18a. SEMEX (Semana de Extensão).

PRAZO DE SUBMISSÃO

– O prazo de submissão será de 05 de fevereiro de 2024 até 30 de março de 2024 às 23:59 horas.

TRABALHOS APROVADOS

– O resultado dos trabalhos aprovados será publicado a partir do dia 12 de abril de 2024.
– Os trabalhos aprovados devem ser apresentados, oralmente, na SEMEX 2024, em sala e horário a ser definido pela organização do evento.

– Para a apresentação do trabalho, recomendamos utilizar o Powerpoint ou ferramentas similares.
– Pelo menos 1 dos autores do trabalho deve comparecer à sessão de apresentação e realizar as exposição oral do short paper.

– O tempo de apresentação do trabalho será de 10 (dez) minutos.
– Após a apresentação de todos os trabalhos será realizada uma discussão integrada de todos os textos para a construção de uma agenda de pesquisa/trabalho e sugestões de atividades de extensão universitária que sejam tecnicamente exequíveis/executáveis.
– Os trabalhos aprovados e devidamente apresentados na SEMEX 2024 serão incluídos nos anais do evento e receberão certificações (certificado de apresentação e publicação em evento).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

– Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
(1) coerência entre o contexto de projeto (problema social e/ou oportunidade e/ou inovação na comunidade) com os seus objetivos (geral e específicos).
(2) qualidade da apresentação do “referencial teórico” do tema/problema escolhido, (3) adequação dos procedimentos de operacionalização das atividades do projeto, com os objetivos almejados e resultados alcançados.
(4) qualidade da apresentação dos resultados, discussão dos resultados e conclusão (5) Coesão e coerência textual, atendimento às normas da ABNT.

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Para ser considerado aprovado, o trabalho deve obter a nota 7,0 em sua avaliação.

ESTRUTURA SUGERIDA PARA O TRABALHO

– Introdução

Deve (1) apresentar o contexto e/ou relevância do trabalho, (2) abordar um problema social e/ou oportunidade e/ou inovação na comunidade, (3) indicar os objetivos (geral e específicos).

– Referencial Teórico

Deve apresentar as bases teórico-científicas (conceitos, orientações, modelos) acerca do objeto do trabalho. Sugerimos a citação de no mínimo 3 (três) obras/autores que abordam/tratem o tema do projeto de extensão.

– Procedimentos de Operacionalização do Projeto de Extensão

Este capítulo não deve ser confundido com metodologia científica da pesquisa. Neste ponto, deve ser apresentado o percurso/estratégias (etapas, ações, ajustes, coleta de dados, análise dos dados) para a construção e execução do projeto de extensão que culminou no short paper.

– Análise dos Resultados

Deve apresentar dados sobre a execução e os resultados do projeto ou atividade de extensão. Pode incluir imagens, tabelas e gráficos.

– Conclusões

Deve apresentar as efetivas contribuições para a comunidade objeto da atividade de extensão e a sua relação com os ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável)

– Referências

Todas as obras (autores) citadas no trabalho devem ser inseridas na lista de referências, seguindo as normas da ABNT NBR 10.520, atualizadas em 2023.

PREMIAÇÃO

– Os 03 (três) melhores trabalhos serão premiados por meio de certificação, em solenidade específica.

INEDITISMO

– Os trabalhos devem ser inéditos (não publicados em revistas até a data do evento).
– Na SEMEX, compreendemos que trabalhos publicados em anais de eventos científicos não perdem o seu ineditismo, podendo ser aperfeiçoados e publicados em outros eventos e/ou periódicos especializados, conforme regras estabelecidas por cada revista.

Experiência Extensionista da UNIT


Trabalhos desenvolvidos na disciplina de Experiência Extensionista da UNIT.

Outros trabalhos - Temas Livres

Trabalhos originados de relevante atividade junto a uma comunidade ou empresa.

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