O ESPAÇO GEOGRÁFICO NA CONFLUÊNCIA ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Authors

  • José Danilo Santos Cavalcanti de Araujo Universidade Federal de Sergipe

Keywords:

Espaço Geográfico, Ideologia, Ensino-Aprendizagem

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a discussão sobre o conceito Espaço Geográfico no livro didático. A escolha deste material justifica-se mediante sua ampla utilização na Educação Básica, sendo por isso utilizado como veículo para a propagação de informações e ideologias que podem contribuir para a compreensão/ocultamento do real. Para a operacionalização da pesquisa foram realizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, direcionada a leitura e análise reflexiva de artigos, livros, dissertações e teses que abordam a temática em tela e a pesquisa documental que compreendeu a análise do livro didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Diante disso, constatou-se que o material didático tem se apoiado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, seguindo uma tendência de compreensão do Espaço Geográfico a partir do espaço vivido do aluno, mas sem buscar compreender as contradições da realidade em sua totalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Danilo Santos Cavalcanti de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Geografia Licenciatura - UFS

Mestrando em Geografia - PPGEO/UFS

Published

2018-10-24

How to Cite

Santos Cavalcanti de Araujo, J. D. (2018). O ESPAÇO GEOGRÁFICO NA CONFLUÊNCIA ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/9158

Issue

Section

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis