TABAGISMO E A HISTOLOGIA DO PULMÃO

Autores/as

  • Paula Cavalcante Amélio Silva Cedrim Universidade tiradentes
  • Maria Clara Calheiros Barroca Universidade Tiradentes
  • Pedro Ivo Malta Marinho Universidade Tiradentes
  • Vitória Fonseca Carmo Universidade Tiradentes
  • Darah Yasmim Moreira Alves Universidade Tiradentes
  • Sabrina Gomes Oliveira Universidade Tiradentes

Palabras clave:

alvéolos pulmonares, tabaco, troca gasosa pulmonar.

Resumen

A característica primordial dos seres vivos é a respiração, no qual os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório. No que se refere ao comprometimento causado pelo cigarro, a função respiratória é a área mais atingida, mas as substâncias tóxicas circulam por todo o organismo, de modo que pode causar diversos danos, sendo o tabagismo considerado a segunda causa de morte evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Assim, no pulmão é possível identificar diversas estruturas, entre elas estão os alvéolos pulmonares - espaços aéreos terminais do sistema respiratório e locais de troca gasosa entre o ar e o sangue. Devido a isso, a prática de fumar compromete a ocorrência da hematose nessas estruturas, de maneira que dificulta a respiração e provoca a fagocitose de suas células. Objetivo: Compreender a relação do tabagismo com alterações no tecido pulmonar. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, com base em pesquisas realizadas em livros Histologia Básica Texto e Atlas e artigos científicos na base de dados Scielo, utilizando os descritores tabagismo AND alvéolos pulmonares AND histologia, e na base PubMed foram usados os descritores pulmonary alveoli AND smoking. Resultados e Discussão: Em condições de estado estável, os macrófagos alveolares compõem mais de 90% da população de células imunes residentes do pulmão. Essas células em estado quiescente mantêm a capacidade de responder rapidamente a microrganismos estrangeiros e material particulado. Em um estudo, foi encontrado em pulmões saudáveis de doadores que mais de 80% dos macrófagos alveolares não expressaram nenhum marcador de polarização e esse percentual diminuiu progressivamente com o tabagismo e a gravidade da doença para 20% os macrófagos alveolares não polarizado. A infiltração de células inflamatórias na mucosa, submucosa e tecido glandular, causada pela inalação da fumaça do cigarro com nicotina e outras substâncias tóxicas, é responsável pela destruição da matriz, escassez de suprimento sanguíneo e morte celular epitelial. Muitos acreditam que o cigarro eletrônico é menos prejudicial que o tradicional, porém dados indicam danos pulmonares após exposições agudas à nicotina inalada em concentrações encontradas nesses dispositivos. Conclusão: A nicotina causa alterações no endotélio pulmonar, as quais interferem nas moléculas de adesão, e tem um papel importante para a iniciação e progressão de lesões. Portanto, a simples exposição à fumaça de produtos de tabaco contribui para o desenvolvimento ou até mesmo agravamento de outros problemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AHMAD, Shama et al. Acute pulmonary effects of aerosolized nicotine. American Journal of Physiology-Lung Cellular and Molecular Physiology, v. 316, n. 1, p. L94-L104, 2019.

BAZZAN, Erica et al. Dual polarization of human alveolar macrophages progressively increases with smoking and COPD severity. Respiratory research, v. 18, n. 1, p. 1-8, 2017.

CHO, Soo Jung; STOUT-DELGADO, Heather W. Aging and lung disease. Annual review of physiology, v. 82, p. 433-459, 2020.

DOS SANTOS PISCIOTTA, Ana Beatriz et al. EFEITOS NOCIVOS DO TABAGISMO NO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Revista Pesquisa e Ação, v. 4, n. 2, 2018.

HOU, Wei et al. Cigarette smoke induced lung barrier dysfunction, EMT, and tissue remodeling: a possible link between COPD and lung cancer. BioMed research international, v. 2019, 2019.

TSUKAZAN, Maria Teresa Ruiz et al. Câncer de pulmão: mudanças na histologia, sexo e idade nos últimos 30 anos no Brasil. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 43, p. 363-367, 2017.

UCHOA, J.L.C.; JOSÉ, C. Histologia Básica - Texto & Atlas, 13ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2017. 9788527732178. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527732178/. Acesso em: 01 Oct 2021.

WOJCIECH, P. Ross Histologia - Texto e Atlas. Porto Alegre: Grupo GEN, 2021. 9788527737241. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527737241/. Acesso em: 01 Oct 2021.

Publicado

2021-11-12

Cómo citar

Cedrim, P. C. A. S., Barroca, M. C. C., Marinho, P. I. M., Carmo, V. F., Alves, D. Y. M., & Oliveira, S. G. (2021). TABAGISMO E A HISTOLOGIA DO PULMÃO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado a partir de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/al_sempesq/article/view/15190

Número

Sección

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas