Por um conceito de Propaganda e Publicidade: divergências e convergências

Authors

  • Anderson Inácio dos Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Danielle Cândido Centro Universitário Tiradentes

Keywords:

comunicação, discurso, teoria.

Abstract

O presente trabalho faz parte da pesquisa “Publicidade de choque: um estudo discursivo dos casos julgados no/pelo Conar”, projeto do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC – UNIT/AL), que propõe uma análise discursiva do medo utilizado pela publicidade para incitar o consumo e também do discurso (re)produzido no/pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) nos casos julgados pelo órgão em que o medo é mencionado. Antes de iniciar a análise do objeto, foi necessário buscar uma reflexão conceitual sobre o que significa Propaganda e Publicidade (PP), já que esses termos são comumente utilizados para descrever a mesma coisa, como se possuíssem o mesmo sentido. Diante dessa proposta, entendemos que a pesquisa como uma forma de educar a academia e o mercado em relação a conceitos, etimologias, aspectos históricos, gêneros e características da PP. Assim, a partir de um apanhado conceitual de alguns autores renomados no que diz respeito à PP, evidenciamos, também, que apesar das divergências evidentes entre os dois termos, existem convergências que são relevantes destacar. Outro ponto importante e que requer esclarecimentos é que, neste trabalho, é utilizada a ordem alfabética, ao citar o objeto de estudo (Propaganda e Publicidade). Essa escolha é justificada pelo propósito de causar um estranhamento no leitor (visto que o comum é falar Publicidade e Propaganda) e propor um “olhar para si” dos conceitos. No trabalho, é levantada ainda uma breve discussão sobre a linguagem, o texto e o discurso, fundamentada na Análise do Discurso (AD), de Michel Pêcheux (França, 1969), com o intento de distinguir conceitos, agora do campo do discurso, que favorecem a análise que será realizada nas etapas a seguir. O trabalho, qualitativo, desdobra-se a partir da teoria materialista do discurso que, quando considerada junto a AD, busca entender como os processos discursivos são constituídos por meio do entendimento da formação social e ideológica das peças publicitárias, com base na formação discursiva da publicidade, assim como a forma-sujeito, o saber dominante, os saberes transversos e o lugar discursivo. Mediante o estudo bibliográfico, identificou-se que um dos fatores que contribuem para a não distinção entre os termos “propaganda” e “publicidade” é que eles se utilizam dos mesmos meios de comunicação. Além disso, alguns autores citam que esse engano se deve a erros de tradução das obras de Kotler. Com efeito, observa-se que a Propaganda e a Publicidade estão presentes na sociedade desde há muito tempo e, à medida que foram evoluindo, também entraram num processo de hibridação. Essa problemática, tão necessária de ser discutida, conduz para uma reflexão que contribui para a necessidade de discussão por uma teoria publicitária e sobre a importância dos estudos na área de Comunicação e Consumo, bem como de desvelar os discursos e estratégias de persuasão da PP.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anderson Inácio dos Santos, Centro Universitário Tiradentes

Estudante do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Tiradentes e Discente Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC/UNIT/AL), com o projeto de pesquisa: "Publicidade de choque": um estudo discursivo dos casos julgados no/pelo Conar.

References

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989.

__________. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

BENJAMIM, Antônio Herman. O controle Jurídico da Publicidade. Revista de Direito do Consumidor, RT, São Paulo, n. 9, p. 30-31, 1994.

BRASIL. Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Brasília. 5. ed. Senado Federal, 1990.

CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. 1. ed. São Paulo: Futura, 2004.

CONAR. Disponível em: <http://www.conar.org.br/>. Acesso em: 05 mai 2017.

DROGUELL, Juan Guillermo D.; POMPEU, Bruno. Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária. São Paulo: Cia dos Livros, 2012.

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma introdução. São Paulo: Edima, 1987.

MELO, Iran Ferreira de. Análise do discurso e análise crítica do discurso: desdobramentos e intersecções. Letra magna – Revista eletrônica de divulgação científica em língua portuguesa, linguística e literatura, ano 5, n. 11, p. 1-18, 2º semestre de 2009.

MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda: origens históricas. Cadernos Universitários: Introdução à Publicidade e Propaganda, Ulbra, Canoas, v. 1, n. 148, p. 51 – 63, 2004.

NASCIMENTO, Danielle Cândido da Silva. Medo e Consumo: os efeitos de sentido da “publicidade de choque”. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

__________. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em aberto, Brasília, ano 14, n. 61, p. 53-59, jan/mar 1994.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2014.

PINHO, J. B. Comunicação em marketing: Princípios da comunicação mercadológica. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. Rio de Janeiro: Codecri, 1978.

SANT’ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

VESTERGAARD, Torben. SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Published

2020-08-13

How to Cite

Santos, A. I. dos, & Cândido, D. (2020). Por um conceito de Propaganda e Publicidade: divergências e convergências. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Retrieved from https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/al_sempesq/article/view/8068

Issue

Section

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas