AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL DE URGÊNCIA SERGIPE – HUSE

Autores/as

  • TALITA Higre Magalhães de Souza UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • CYNTHIA BARBOSA ALBUQUERQUE DOS SANTOS
  • TATIANA MARIA PALMEIRA DOS SANTOS

Palabras clave:

avaliação nutricional, índice de massa corporal, circunferência da cintura, obesidade, doenças cardíacas.

Resumen

INTRODUÇÃO: É de suma importância a avaliação do estado nutricional para monitorar a situação de saúde do indivíduo e evitar o aparecimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT), atuando como um forte indicador dos distúrbios nutricionais e riscos. Além disso, é utilizado para acompanhar a resposta às intervenções. Dentre os parâmetros para avaliação nutricional destacam-se as medidas antropométricas, por ser reconhecidamente confiável, de baixo custo, de fácil execução e não invasivo. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional dos funcionários do Hospital de Urgência de Sergipe, através da avaliação antropométrica. METODOLOGIA: Estudo transversal, comparativo e descritivo realizado com funcionários da área da saúde do Hospital de Urgência do estado de Sergipe. Os dados antropométricos foram obtidos por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) e a Circunferência da Cintura (CC). Foi avaliado sexo, idade e grau e escolaridade. Os resultados foram tabulados no Excel® e analisados no SPSS® e expressos em porcentagem. RESULTADOS: A amostra foi composta por 66 funcionários de ambos os sexos, com a maioria expressiva (95,5%) de pacientes do sexo feminino. Os resultados obtidos pelo IMC, evidenciaram uma predominância de 40,9% dos funcionários com sobrepeso seguido de 37,9% de eutrofia. Comparando o parâmetro de risco para Doenças Cardiovasculares (DCV), através da Circunferência da Cintura pode-se verificar as frequências das categorias dos indivíduos em desenvolverem doenças cardíacas “Sem risco”, “Risco elevado” e “Risco muito elevado”, os quais tiveram valores exatamente iguais a 33,3%. Não foi observado relação entre o grau de escolaridade e o estado nutricional dos indivíduos. CONCLUSÃO: Houve um número significativo de indivíduos com sobrepeso no referido estudo evidenciando um momento de transição pelo qual o mundo, incluindo o Brasil está passando, acarretando mudanças no seu perfil nutricional que podem afetar os hábitos alimentares da população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZEVEDO, Ana Cristina Soares; Et. Al. Perfil Nutricional dos Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo. VER MEDICA HSVP, 2003; 15 (32): 34-37. Disponível em: < http://www.hsvp.com.br/site/upload/publicacoes/8_ano_xv_n_32_janeiro_junho_2003.pdf>. Acesso em: 30 de maio 2014.

BASSET, M. T. & PERL, S. Obesiy: the public health challeng of out time. American Journal of Public Health. V.94, n.9, p. 1.477, 2004.

BATISTA FILHO, M.; RISSIN, A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.19, Suplemento, p. 181-191. 2003.

CERCATO, C. et al. Risco Cardiovascular em uma população de obesos. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, São Paulo, v.44, n.1, p. 45-48, 2000.

GREGG, E. W.; et. al. Secular trends in Cardiovascular disease risk factors according to body mass index in US adults. Jama, v. 293, n. 15, p. 1.868 -1.874, 2005

.

WIELEWSKI, D. C; CEMIN, R. N. A; LIBERALI, R. Perfil antropométrico e nutricional de colaboradores de unidade de alimentação e nutrição do interior de Santa Catarina. Rev Bras Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v.1, n. 1, p. 39-52, jan./fev., 2007.

ZHU, S. et al. Race-ethnicity-specific waist circumference cutoffs for identifying cardiovascular disease risk factors. Am J Clin Nutr, v. 81 n.2, p. 409-415, fev, 2005.

Publicado

2016-11-23

Cómo citar

Magalhães de Souza, T. H., BARBOSA ALBUQUERQUE DOS SANTOS, C., & PALMEIRA DOS SANTOS, T. M. (2016). AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL DE URGÊNCIA SERGIPE – HUSE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado a partir de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/CIAFIS/article/view/3151

Número

Sección

Resumo - Nutrição