FLEXIBILIDADE EM IDOSOS: IMPORTÂNCIAS E NECESSIDADES

Authors

  • Victor Matheus Santos Universidade Tiradentes

Keywords:

Flexibilidade, idosos, qualidade de vida.

Abstract

INTRODUÇÃO: A idade avançada é o período em que as capacidades físicas começam a decrescer, agilidade, equilíbrio e a mobilidade articular também são afetados, com isso gerando instabilidade e decaimento na qualidade de vida desse público, haja vista que seus afazeres diários são afetados diretamente por essas mudanças. OBJETIVO: Identificar as contribuições da produção cientifica acadêmico sobre a flexibilidade e a importância para este público. METODOLOGIA: Foram utilizados estudos da plataforma google acadêmico e da biblioteca virtual em saúde para a resolução deste trabalho, contendo as palavras-chave: “flexibilidade”, “idosos” e “qualidade de vida”.  Encontrou-se 27.774 artigos dos quais separou-se 18 mais adequados e então foram selecionados cinco. RESULTADOS: Com o avanço da idade uma série de mudanças vão surgindo na população idosa, as quedas começam a ocorrem de forma mais frequente e por consequência os riscos de lesões aumentam bastante. Fraqueza muscular, inflexibilidade e dificuldades de controle motor contribuem para este risco aumentado (MATSUDO, 2002). O aumento do nível de atividade física parece ser uma medida eficaz para preveni-las, pois, esta intervenção propicia um aumento na força muscular, na flexibilidade e promove melhorias no controle motor (DANTAS, 2002; MAZO, 2007). Programas de exercício físico supervisionado são normalmente compostos por treinamento de resistência aeróbica/muscular e exercícios de flexibilidade. Foram observados com estes programas ganhos médios de 38 % na facilidade de execução das 11 ações cotidianas, são elas, subir e descer escadas, entrar e sair do carro, amarrar os sapatos, pedalar a bicicleta, andar na esteira, cruzar as pernas, alcançar as costas para coçar ou esfregar durante o banho, alcançar algum objeto no alto da estante, caminhar, levantar da cama, agachar-se (COELHO E ARAÚJO, 2000).  Estudos de Varejão et al. (2007) também ressaltaram que devido ao treino de flexionamento e alongamento, aumentaram os níveis de qualidade de vida e autonomia funcional dos idosos. CONCLUSÃO: É percebido que o treino de flexibilidade se mostra de grande importância para o idoso, haja vista a necessidade de evitar riscos de acidentes, além disso, com esse treino favoreceu um aumento da facilidade ao realizar atividades diárias destas pessoas, promovendo uma terceira idade mais saudável, proveitosa e aumentando sua qualidade de vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Victor Matheus Santos, Universidade Tiradentes

Graduando em Educação Física Bacharelado pela Universidade Tiradentes

References

COELHO, C. W.; ARAÚJO, CLAUDIO GIL SOARES.Relação entre aumento da flexibilidade e facilitações na execução de ações cotidianas em adultos participantes de programa de exercício supervisionado.Ver. Bras. Cineantropom Desempenho Hum, v. 2, n.1, p.31–41, 2000.

DANTAS, E.H.M.; PEREIRA, S.A.M; ARAGÃO, J.C.; OTA, A.H. A preponderância da diminuição da mobilidade articular ou da elasticidade muscular na perda da flexibilidade no envelhecimento. Fit Perf J, v.1, n.3, p.12-20, 2002.

MATSUDO, S.M; BARROS NETO, TL; MATSUDO, V.K.R. Perfil antropométrico de mulheres maiores de 50 anos fisicamente ativas de acordo com a idade cronológica - Evolução de 1 ano. Rev. Bras. Cienc. eMov, v.10, n.2, p.15-26, 2002.

MAZO, G. et al. Incidência de quedas, atividade física e saúde dos idoso. Rev. Bras. fisioter., São Carlos. v. 11, n. 6, p. 437-442, nov./dez. 2007

VAREJÃO, R.V.; DANTAS E.H.M; MATSUDO, S.M.M. Comparação dos efeitos do alongamento e do flexionamento, ambos passivos, sobre os níveis de flexibilidade, capacidade funcional e qualidade de vida do idoso. Universidade Castelo Branco. Rev. Bras. Ci e Mov. v.15, n.2, p. 87-95, 2007.

Published

2016-11-23

How to Cite

Santos, V. M. (2016). FLEXIBILIDADE EM IDOSOS: IMPORTÂNCIAS E NECESSIDADES. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Retrieved from https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/CIAFIS/article/view/2741

Issue

Section

Resumo - Educação Física