O PAPEL DO ESPANHOL NAS ESCOLAS SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO INTERCULTURAL: EXPERIÊNCIAS PIBID
Palavras-chave:
Língua Espanhola, Ensino Intercultural, PIBIDResumo
O presente artigo pretende apresentar, sob a perspectiva do ensino intercultural, experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID no subprojeto Letras Espanhol da Universidade Federal de Sergipe. Partimos do princípio que a língua estrangeira cumpre papel fundamental no currículo escolar que permite ao aluno se aproximar de várias culturas e de participar de um mundo globalizado. Como objetivo geral apresentar algumas contribuições que o espanhol trouxe para as escolas públicas, utilizamos os documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias (PCN, 2000), Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de espanhol (OCEM, 2008), Lei 11.161 de 05 de agosto de 2005 e as teorias de interculturalidade defendidas por: Casanova (2005), Paraquett (2009) e Mendes (2004/2008). Por meio de uma metodologia qualitativa unimos a teoria e a prática das experiências obtidas no PIBID, para começarmos a entender que nem tudo funciona como está escrito nos documentos citados acima, porém é possível que os professores da educação básica se envolvam na perspectiva do ensino intercultural para o melhor aprendizado e formação do estudante. Dessa forma, ilustraremos nesse trabalho experiências realizadas em escolas de Aracaju, que buscaram vivenciar com alunos experiências interculturais que os ajudem a exercer o papel de cidadania exigido os documentos. Como resultado apontamos que os alunos participaram e aprenderam bastante, pois as atividades propostas foram motivadoras para o aprendizado dos alunos, por meio da valorização de seus conhecimentos e práticas cotidianas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-08
Como Citar
Rosa, A. dos A. S., Ribeiro, G. S., & de Oliveira, L. S. R. (2016). O PAPEL DO ESPANHOL NAS ESCOLAS SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO INTERCULTURAL: EXPERIÊNCIAS PIBID. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/slh/article/view/2674
Edição
Seção
GT3 - Ensino de Línguas
Licença
Copyright (c) 2016 V Semana Luso-Hispânica e II Encontro de Egressos dos Cursos de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.