A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO NO SÉCULO XXI
Palavras-chave:
Língua Espanhola. Políticas Linguísticas. Prática DocenteResumo
Neste artigo abordaremos a formação de professores de espanhol e todas as atividades que envolvem a atuação docente, começando pela legislação que regulamenta este ensino, passando pelo sentimento de alegria ao ensinar, a postura que deve ter um professor de língua espanhola, a necessidade de planejamento e, finalmente, como se deve ensinar esta língua. Inicialmente, será realizada a reflexão sobre as políticas linguísticas que envolvem o ensino deste idioma, em seguida, conheceremos o espaço onde ocorre essa formação, desmistificando a ideia que o início da formação de professores de espanhol acontece apenas nas cadeiras da universidade e se finaliza após a formatura. Existem múltiplos espaços que possibilitam a formação formal e informal do professor, como no próprio estágio, através de contato com experiências, apresentações de trabalho, participação em eventos, etc. Conforme previsto na LDB/1996 no artigo 67, Inciso II é preciso que haja “[...] aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive, com licença periódica remunerada para esse fim”, assim, após a formatura, o professor deve estar em constante atualização e formação, pois os conteúdos tem prazo de validade, tendo em vista as constantes mudanças que ocorrem no mundo globalizado.Downloads
Referências
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