GÊNERO, RAÇA E ETNIA NA ESCOLA: IDENTIDADES (IN)VISÍVEIS?
Palavras-chave:
Ensino, Identidades, Espanhol,Resumo
Este trabalho pretende apresentar os resultados de pesquisa no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, realizado na Universidade Federal de Sergipe, bem como refletir sobre a relevância de considerar as aulas de língua espanhola como um fórum de discussões sobre temas de identidades, de raça e gênero. Pensando em tratar essas temáticas e discutir com os estudantes sobre o papel da diversidade, mostraremos a importância de se trabalhar questões identitárias nas aulas de língua espanhola para contribuir na formação de alunos críticos, com intuito de (re)construir identidades socioculturais. A metodologia desse trabalho é de cunho qualitativo e de base interpretativista e os resultados apontaram que as aulas de espanhol contribuem para formação de cidadãos críticos.Downloads
Referências
AZEVEDO, Aline da Silva. A Sala de Aula de Língua Estrangeira como Fórum de Discussão sobre as Identidades de Raça: Compartilhando uma Experiência Intervencionista. Ferreira, Aparecida de Jesus (Org.). Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012.
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Traçando caminhos: letramento, letramento crítico e ensino de espanhol. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de e Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Lei Federal n 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: MEC – Ministério da Educação. 2003.
BRASIL, Lei Federal n 11.654, de 10 de março de 2008. Brasília: MEC – Ministério da Educação. 2008.
BARROS, Cristiano Silva de e COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de e Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010.
FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduzido por Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. A Linguística Aplicada no Brasil e as Pesquisas em Língua Espanhola. Revista Inventário. Ed 12, 2013. MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Formação intercultural de professores de espanhol e materiais didáticos. abehache: revista da Associação Brasileira de Hispanistas – v. 1, n. 1 (2011) - São Paulo: ABH, 2011.
MENDES, Edleise. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entre-culturas”. In: ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. Lingüística aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2007.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.
PRODANOV, Cleber Cristiano e Freitas, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Disponível em:
< http://www.cee.se.gov.br/arquivos/nomartiva_final.pdf > Data: 02/07/2016
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T.T. da (Org.).Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 73-102.
TELLES, J. “É pesquisa é? Ah, não quero, não, bem!” – Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem e Ensino. Vol. 5, Nº 2, 2002. p. 91 - 116.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 V Semana Luso-Hispânica e II Encontro de Egressos dos Cursos de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.