GÊNERO, RAÇA E ETNIA NA ESCOLA: IDENTIDADES (IN)VISÍVEIS?

Autores

  • Daiane Santos Rodrigues Universidade Federal de Sergipe
  • Doris Cristina Vicente da Silva Matos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino, Identidades, Espanhol,

Resumo

Este trabalho pretende apresentar os resultados de pesquisa no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, realizado na Universidade Federal de Sergipe, bem como refletir sobre a relevância de considerar as aulas de língua espanhola como um fórum de discussões sobre temas de identidades, de raça e gênero. Pensando em tratar essas temáticas e discutir com os estudantes sobre o papel da diversidade, mostraremos a importância de se trabalhar questões identitárias nas aulas de língua espanhola para contribuir na formação de alunos críticos, com intuito de (re)construir identidades socioculturais. A metodologia desse trabalho é de cunho qualitativo e de base interpretativista e os resultados apontaram que as aulas de espanhol contribuem para formação de cidadãos críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Santos Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi pesquisadora dos grupos: Ensino-aprendizagem do espanhol em Sergipe e o Espaço Intercultural da América Latina; Entre a Educação Básica e o CLIC: Desafios para o Ensino-Aprendizagem do Espanhol em Sergipe; Bolsista no Programa de Iniciação a Docência (PIBID) da UFS: Projeto PIBID - Os materiais Didáticos de Língua Espanhola no Ensino Básico sergipano: Relações do Processo de ensino-aprendizagem e Educação Linguística com o PNLD; Voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIX) - UFS: Projeto de extensão Práticas Letradas: O projeto CLIC/UFS (PIBIX) e atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFS /PIBIC. Participante dos grupos de pesquisa: DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos da UFS e do grupo PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano da UFBA. Tendo interesse nas seguintes áreas: Ensino-aprendizagem do espanhol; Leitura, literatura, identidade cultural, (re)construção de identidades socioculturais, questões étnico-raciais, literacidade e elaboração de materiais didáticos.

Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Universidade Federal de Sergipe

Possui Doutorado em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014), com período de Doutorado Sandwich na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madri/ Espanha, integrando o Grupo de Pesquisa "Grupo INTER: Investigación en Educación Intercultural". Mestrado em Letras (Linguistica Aplicada ao Ensino/ Aprendizagem de Espanhol LE) pela Universidade Federal Fluminense (2007). Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura (2004) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduação em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (2003). É professora (Adjunto III) de Língua Espanhola, Linguística Aplicada e Estágio Supervisionado do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vice-coordenadora do Colegiado dos Cursos de Letras Espanhol e Letras Português-Espanhol e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFS). Foi coordenadora adjunta de Língua Espanhola do PNLD 2017. É líder do Grupo de Pesquisa "DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos" da UFS e também participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa "PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano" da UFBA. Também realizou pesquisas científicas na Universidad de Granada (2010), integrando o Grupo de Pesquisa "FORCE: Formación del profesorado centrada en la escuela", e na Universidad de Cádiz (2016), integrando o Grupo de Pesquisa "Eduardo Benot". Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, focando os seguintes temas: formação de professores de línguas, identidades socioculturais, materiais didáticos e educação intercultural.

Referências

AZEVEDO, Aline da Silva. A Sala de Aula de Língua Estrangeira como Fórum de Discussão sobre as Identidades de Raça: Compartilhando uma Experiência Intervencionista. Ferreira, Aparecida de Jesus (Org.). Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012.

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Traçando caminhos: letramento, letramento crítico e ensino de espanhol. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de e Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Lei Federal n 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: MEC – Ministério da Educação. 2003.

BRASIL, Lei Federal n 11.654, de 10 de março de 2008. Brasília: MEC – Ministério da Educação. 2008.

BARROS, Cristiano Silva de e COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de e Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010.

FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduzido por Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. A Linguística Aplicada no Brasil e as Pesquisas em Língua Espanhola. Revista Inventário. Ed 12, 2013. MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Formação intercultural de professores de espanhol e materiais didáticos. abehache: revista da Associação Brasileira de Hispanistas – v. 1, n. 1 (2011) - São Paulo: ABH, 2011.

MENDES, Edleise. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entre-culturas”. In: ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. Lingüística aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2007.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.

PRODANOV, Cleber Cristiano e Freitas, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Disponível em:

< http://www.cee.se.gov.br/arquivos/nomartiva_final.pdf > Data: 02/07/2016

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T.T. da (Org.).Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 73-102.

TELLES, J. “É pesquisa é? Ah, não quero, não, bem!” – Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem e Ensino. Vol. 5, Nº 2, 2002. p. 91 - 116.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Rodrigues, D. S., & Vicente da Silva Matos, D. C. (2016). GÊNERO, RAÇA E ETNIA NA ESCOLA: IDENTIDADES (IN)VISÍVEIS?. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/slh/article/view/2662

Edição

Seção

GT3 - Ensino de Línguas