ENSINO DE ESPANHOL NO CONTEXTO SALA DE AULA POR UM VIÉS INTERCULTURAL

Autores

  • Andresa Gomes Nunes Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Intercultural, Língua espanhola, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este trabalho apresenta a proposta intercultural para o ensino de língua espanhola com a finalidade de propor um melhor ensino-aprendizagem da língua espanhola nas salas de aula. Compreendemos a proposta intercultural como “um fio condutor” como aponta Matos (2014), levando o aluno a (re) conhecer o seu país por meio do outro, além de quebrar possíveis estereótipos existentes. Metodologicamente fizemos uma análise do projeto “Fiesta de los países hispanohablantes”, realizado por meio do PIBID no Colégio Estadual Tobias Barreto. Concluímos, por fim, que o ensino de língua espanhola por um viés intercultural é significativo, pois permite a integração de mundos culturais diferentes, a construção de novos saberes e quebra de estereótipos, possibilitando ao aluno ampliar seus horizontes e respeitar as diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Cristiano Silva de e COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de e Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010. p. 85-118.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+).Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002b.

BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias: Conhecimento de Línguas Estrangeiras. Vol. 1, Brasília: MEC Secretaria da Educação Básica. 2006. p. 87-124

DAHER, Del Carmen e SANT’ANNA, Vera L. A. Formação e exercício profissional de professor de língua espanhola: revendo conceitos e percursos. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de e COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010. p. 55-68

PARAQUETT, MARCIA. Linguística Aplicada, inclusión social y aprendizaje de español en contexto latinoameriano. Revista Nebrija de Linguística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas, v. 6, p. 01-23, 2009.

MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Formação intercultural de professores de espanhol e materiais didáticos. In: Revista Abehache, ano 4, número 6, 1º semestre de 2014, p.165-185.

PARAQUETT, Marcia. A América Latina e materiais didáticos de espanhol como língua estrangeira. In: BRASIL, Sistema de Bibliotecas – UFBA. Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. (Org.) SCHEYERL, Denise e SIQUEIRA, Sávio. – Salvador: EDUFBA, 2012, p. 380- 403.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Nunes, A. G. (2016). ENSINO DE ESPANHOL NO CONTEXTO SALA DE AULA POR UM VIÉS INTERCULTURAL. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/slh/article/view/2661

Edição

Seção

GT3 - Ensino de Línguas