Aula digital: o uso dos tablets como auxílio à alfabetização em escolas estaduais de Sergipe
Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento digital. Tecnologia informação e comunicação. Escola do campoResumo
Este artigo tem por objetivo compreender como a oportunidade de acesso a uma infraestrutura tecnológica proposta pelo Projeto Aula Digital contribui para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas no processo de alfabetização e para o letramento multimidiático. Optamos pela abordagem descritivo-reflexiva, pois apresentamos o contexto em que o Projeto será implementado, sua composição e estrutura e as possíveis estratégias proposta em sua documentação e no processo de formação dos docentes, comparado com o contexto da escola “locus” da pesquisa. Consideramos relevante para professores da Educação Básica, refletir sobre à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de alfabetização de crianças, como mediadora também de novas práticas leitoras mediadas por outros suportes tecnológicos além do impresso e outras linguagens além da escrita, assim como outros dispositivos, como os digitais nos meios escolares. A nossa preocupação na escrita será voltada para o aluno do campo e sua relação com a TIC no processo de alfabetização. Este artigo está estruturado em três momentos: o primeiro trata das TIC e a alfabetização de crianças na escola do campo; no segundo situamos o Projeto Aula Digital e a relação da criança com a TIC e, por fim no último abordamos a importância e as possibilidades do Letramento Digital na vida desses alunos. Tomamos como embasamento conceitos de alfabetização e letramento de Magda Soares e David Buckingham para compreender melhor o conceito de letramento digital.
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