O hipertexto e a livre interação tecnológica do leitor com os fragmentos de texto

Autores

Palavras-chave:

Hipertexto, comunicação, tecnologia.

Resumo

O artigo enfoca a relação entre o hipertexto e a livre comunicação através da tecnologia, com base nos autores Chartier (2002),  Koch (2002), Lévy (1993), Vannevar (1945), Tosca (1996).  O hipertexto é um texto construído na internet, que, segundo Tosca (1996, p. 575), "um texto não-linear em que o leitor tem a possibilidade de 'navegar' a seu gosto". Ou seja, o hipertexto oferta ao leitor, graças à tecnologia informática, a possibilidade de ler outros textos que estão unidos ao hipertexto por meio de links. Fica ao interesse do leitor acessar esses outros links, passando livremente de um fragmento de texto a outro. Como já foi dito, o hipertexto é um texto de leitura eletrônica, mas isso não quer dizer que esse tipo de texto surgiu após a chegada da internet. Na Bíblia, por exemplo, que é um livro escrito em um período muito anterior ao da era digital, encontramos o hipertexto facilmente pela forma não linear que a leitura propicia. (Epístolas de S. Paulo glosadas. Pombo, Alexandre, Guerreiro, 2003). Ao observar a história da literatura, o hipertexto também pode ser encontrado nas anotações de Leonardo Vinci.

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Biografia do Autor

Iris Christina dos Santos Lima, Universidade Tiradentes

Pedagoga, Especialista em Educação Inclusiva e Mestranda em Educação- UNIT, atuando nos seguintes temas: educação, comunicação, patrimônio, gênero, meio ambiente, tecnologia, artes e Ecomuseu. Atualmente é professora do SESI Aracaju-SE.

Moema Lopes Souza, TV Câmara Aracaju

Jornalista. Repórter vencedora (1º lugar) do Prêmio SEBRAE de Jornalismo, etapa Regional, em 2012, com a matéria “Salões de Beleza se Expandem”, publicada no Jornal da Cidade; Produtora de jornalismo (TV, jornal impresso, rádio, mídia digital); Repórter; Redatora de textos/matérias para jornais impressos, revistas, jornais internos (boletins de comunicação interna) e mídias digitais; Revisora e editora de textos. Assessora de Comunicação e Imprensa. Atuando atualmente como produtora de jornalismo da TV Câmara Aracaju. Endereço profissional: Rua Itabaiana, 174 - Centro - CEP 49010-170 - Aracaju/SE. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Contemporaneidade (GPETEC - UNIT), aspirante ao mestrado em Educação e Comunicação. moema.jornalista@gmail.com

Referências

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.

KOCH, Ingedore G. Villaça, Texto e Hipertexto. IN: Desvendando os segredos do Texto, São Paulo: Cortez Editora, 2002. 168p.

FERRARI, Pollyana. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo, Editora Contexto, 2014.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linearização, Cognição e Referência: o Desafio do Hipertexto. Pernambuco, 1999.

POMBO, Alexandre. Guerreiro, Epístolas de S. Paulo glosadas. São Paulo, 2003.

TOSCA, Susana Pajares. Escrever hipertexto. In: GARRIDO, Joaquín (org.) La lengua y los medios de comunicación - Actas del Congreso Internacional. Universidad Complutense de Madrid.

, p. 575-586.

VANEVAR, Bush. As We May Think. Novo Hamburgo. 1945, p. 62.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

dos Santos Lima, I. C., & Souza, M. L. (2018). O hipertexto e a livre interação tecnológica do leitor com os fragmentos de texto. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/9596

Edição

Seção

GT 08 - As Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos na educação superior