O hipertexto e a livre interação tecnológica do leitor com os fragmentos de texto
Palavras-chave:
Hipertexto, comunicação, tecnologia.Resumo
O artigo enfoca a relação entre o hipertexto e a livre comunicação através da tecnologia, com base nos autores Chartier (2002), Koch (2002), Lévy (1993), Vannevar (1945), Tosca (1996). O hipertexto é um texto construído na internet, que, segundo Tosca (1996, p. 575), "um texto não-linear em que o leitor tem a possibilidade de 'navegar' a seu gosto". Ou seja, o hipertexto oferta ao leitor, graças à tecnologia informática, a possibilidade de ler outros textos que estão unidos ao hipertexto por meio de links. Fica ao interesse do leitor acessar esses outros links, passando livremente de um fragmento de texto a outro. Como já foi dito, o hipertexto é um texto de leitura eletrônica, mas isso não quer dizer que esse tipo de texto surgiu após a chegada da internet. Na Bíblia, por exemplo, que é um livro escrito em um período muito anterior ao da era digital, encontramos o hipertexto facilmente pela forma não linear que a leitura propicia. (Epístolas de S. Paulo glosadas. Pombo, Alexandre, Guerreiro, 2003). Ao observar a história da literatura, o hipertexto também pode ser encontrado nas anotações de Leonardo Vinci.
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Referências
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.
KOCH, Ingedore G. Villaça, Texto e Hipertexto. IN: Desvendando os segredos do Texto, São Paulo: Cortez Editora, 2002. 168p.
FERRARI, Pollyana. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo, Editora Contexto, 2014.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.
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POMBO, Alexandre. Guerreiro, Epístolas de S. Paulo glosadas. São Paulo, 2003.
TOSCA, Susana Pajares. Escrever hipertexto. In: GARRIDO, Joaquín (org.) La lengua y los medios de comunicación - Actas del Congreso Internacional. Universidad Complutense de Madrid.
, p. 575-586.
VANEVAR, Bush. As We May Think. Novo Hamburgo. 1945, p. 62.