Tecnologias digitais em rede e a formação do pedagogo: experiências na modalidade a distância
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais em Rede, Formação Docente, Educação a Distância, Pedagogia.Resumo
O propósito deste trabalho é apresentar as experiências da disciplina Metodologia da Educação a Distância I, ofertada no primeiro semestre de 2018, no curso de Pedagogia a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina. O objetivo da disciplina foi analisar as funcionalidades e o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais em Rede para os processos de ensino-aprendizagem das infâncias, possibilitando aos estudantes do curso de Pedagogia a Distância experienciarem a produção digital na perspectiva da autoria colaborativa. Para compor esse trabalho, será apresentada a organização da disciplina e as atividades envolvendo as Tecnologias Digitais de Rede, cuja fundamentação está ancorada nos seguintes conceitos: diálogo problematizador, interatividade e autoria colaborativa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://www.siteal.iipe.unesco.org/sites/default/files/bra-_educacion_infantil.pdf . Acesso em: 22 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 22 jul. 2018.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. São Paulo: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MALAGGI, Vitor; TEIXEIRA, Adriano Canabarro; SILVA, Juliano Tonezer da. Autoria colaborativa: conceito nuclear para uma epistemologia freireana dos processos de ensino-aprendizagem via Tecnologias Digitais de Rede. In: Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Fronteiras Freireanas - Diálogos e Trajetórias, 18., Jaguarão, 2016. Anais... Jaguarão: CLAED, 2016. Disponível em: <http://www.claec.org/eventos/index.php/lpf/LPF/paper/download/108/32>. Acesso em: 15 fev. 2017.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: Congresso Brasileiro da Comunicação, 24., Campo Grande, 2001. Anais… Campo Grande: INTERCOM, 2001.
SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa Presencial e Online. Florianópolis: UAB/UDESC, 2017. Disponível em , Acesso em: 19 mar. 2017.
UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação a Distância. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância. Florianópolis, 2009.