A emergência de gêneros textuais e autorias docentesdiscentes na cibercultura
Palavras-chave:
Cibercultura, multirreferencialidade, atos de currículo, autorias coletivas, gêneros do discurso.Resumo
Com a emergência da cibercultura, em tempos de mobilidade ubíqua, emergem tecnologias interativas, que modificam as formas de perceber e apreender o mundo, impactando e reconfigurando os tradicionais processos de comunicação, comunicação e sociabilidade, bem como a educação e a aprendizagem, de forma geral. Nesse contexto, as imagens, estáticas ou em movimento, áudios, tabelas, sons, gestos, infográficos, gráficos, mapas, fotografias, reportagens visuais, entre outras formas de comunicação, que constituem as narrativas do mundo contemporâneo, trazem, em seu bojo, a ideia de multiletramentos. Processos autorais tornam-se cada vez mais coletivos, e convidam a escola a pensar essas mudanças, a fim de atender às novas demandas da sociedade. Neste artigo, amparados no paradigma da complexidade (Morin, 1996) e nos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998), apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina eletiva “Cotidianos e Currículos: uma prática social em formação”, integrante do curso de Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que objetivou verificar autorias docentes e discentes que se evidenciam na tessitura do conhecimento, em redes de aprendizagem online. Estratégias pedagógicas que privilegiam processos colaborativos, interativos e dialógicos, instituídas a partir de atos de currículo, e apoiadas no uso intensivo de dispositivos materiais e intelectuais, possibilitaram a emersão de pré-autorias, autorias transformadoras e autorias criativas, na reprodução textual; na transposição de gêneros do discurso; em processos interativos; e nos recursos argumentativos e linguísticos.Downloads
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