A inclusão do ensino de ética e cidadania para os alunos das escolas da rede pública da cidade do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
ética, cidadania, processo de ensino, políticas educacionaisResumo
O Brasil vem passando nas primeiras décadas do século XXI por graves problemas relacionados à corrupção, elevados índices de violência, de criminalidade e severos danos ao meio ambiente. Todos estes fatores surgem a partir de formas inadequadas de interação do cidadão brasileiro com seus semelhantes, o espaço ao seu redor e suas instituições, em uma teia de relações que não se mostra adequada para um estado democrático. É certo que neste âmbito a questão educacional tem um peso relevante, principalmente no que diz respeito às características existentes no processo de ensino e às escolhas adotadas nas políticas educacionais em tempos recentes. Apesar de alguns tímidos avanços obtidos, os indicadores ainda apontam as grandes deficiências existentes no processo de conscientização coletiva e de humanização dos alunos. O presente trabalho tem por objetivo retomar o debate e levantar as questões relacionadas a este tema que, por questões ideológicas ou conjunturais, tem evoluído com grande dificuldade. Espera-se que seja possível apontar alguns direcionamentos para a instituição no ensino da rede pública dos conceitos de Ética e Cidadania que contemple as dificuldades apresentadas e a introdução de conhecimentos da área das ciências humanas e sociais, a partir de uma visão ampla que venha a considerar as necessidades e demandas atuais da sociedade brasileira.
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