O invisível na comunicação: contribuições do modelo Praxiológico e da Fenomenologia de Merleau-Ponty para pensar a literacia mediática
Palavras-chave:
Comunicação, literacia, modelo praxiológico, Merleau-Ponty, invisível.Resumo
A proposta desse trabalho é discutir a comunicação pela perspectiva praxiológica em aproximação com o projeto fenomenológico de Merleau-Ponty, percebendo o quanto esse diálogo pode contribuir para a literacia mediática. Nosso percurso vai da percepção do processo comunicativo nas interações sociais à produção de um ambiente visível, o que está aparentemente acordado superfície, mas esse mesmo movimento produz uma série de silenciamentos e invisibilizações. Para isso, recorremos às reflexões de Braga sobre o processo tentativo da comunicação e às reflexões de Merleau-Ponty sobre as tensões entre o visível e o invisível. Sugerimos que as análises em termos de literacia midiática podem ganhar em profundidade ao se considerar que a comunicação produz e guarda camadas invisíveis, que elas estão em latência a exigir às expressões.
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