Eu conto, tu contas, nós contamos: narrativas interativas em ambientes digitais

Autores

  • Verônica Alves Conceição Universidade Tiradentes
  • Cristiane Magalhães Porto Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Linguagem. Enunciação. Pronomes. Narrativas Interativas. Ambientes Digitais.

Resumo

O artigo busca compreender algumas especificidades das narrativas interativas produzidas e divulgadas em ambientes digitais a partir da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, com recorte na natureza dos pronomes eu/tu/nós. Ao considerar as características das novas formas de narrar, tais como interatividade, multiplicidade de concepções latentes nos discursos, descentralização do autor (eu) em permuta com o leitor (tu) e a multimodalidade, entendeu-se possível uma releitura dos estudos de Benveniste com o foco voltado ao emergente modo de escrever. Metodologicamente, constitui um artigo de revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Alves Conceição, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedagoga pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduanda em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade do Paraná (UNOPAR), especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como pedagoga na Universidade Estadual de Feira de Santana e professora na Educação Básica na cidade de Feira de Santana, Bahia. Experiência na área de Educação com ênfase em Gestão Escolar e Educação Inclusiva. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS/CNPq) e no Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Cristiane Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-doutorado em Educação – UERJ. É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Referências

BARTHES, Roland. A morte do autor. Trad. Antônio Goncalves. Lisboa. ed. 70. 1984.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional; Ed. USP, 1976.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989

BARTHES, Roland. Introdução à analise estrutural da narrativa. Trad. Maria Zélia Barbosa Pinto. Petrópolis: Vozes. 2009.

ÉMILE, In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Benveniste>. Acesso em: 20 Jul. 2018.

FIORUSSI, André. In: MACHADO et al., Antônio de Alcântara. De conto em conto. São Paulo: Ática, 2003.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. Portugal: Veja/Passagens. 2002.

GENETTE, Gérard. Fronteiras da narrativa. In: GENETTE, Gérard. Análise Estrutural da Narrativa. Trad. Maria Zélia Barbosa Pinto. Petrópolis: Vozes. 2009.

LINHARES, Ronaldo, Nunes. A internet e ação comunicativa como elementos do espaço público sob perspectiva habermasiana: crises e transição. In: Grupo de Estudos sobre Práticas de Recepção e produtos mediáticos – ECA/ USP - Novos Olhares. nº 4. 2º semestre. 1999.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Em: MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.

MURRAY, J. Affordances of the medium. In: MURRAY, J. Inventing the Medium Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. Cambridge: MIT Press, 2011.

PRIMO, Alex Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007. (Coleção: Cibercultura) 240 p.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2004.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Conceição, V. A., & Porto, C. M. (2018). Eu conto, tu contas, nós contamos: narrativas interativas em ambientes digitais. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/9524

Edição

Seção

GT 05 - Multiletramentos, educação e mídias