HP Reveal: realidade aumentada na aprendizagem hipertextual de jornalistas

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão
  • Caio Mário Guimarães Alcântara Universidade de Aveiro
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Aprendizagem hipertextual, Formação do jornalista, HP Reveal, Jornalismo multimídia, Realidade aumentada.

Resumo

Este estudo discorre sobre a realidade aumentada na aprendizagem hipertextual de jornalistas por meio do aplicativo HP Reveal. Para tanto, foi elaborada uma revisão de literatura sobre realidade aumentada e aprendizagem hipertextual. A partir desses elementos, o artigo apresenta o HP Reveal como uma possível ferramenta a utilizar em estratégias de formação do jornalista com vista a formar um profissional mais apto à inserção profissional e social na atualidade, com o domínio técnico e reflexivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).  O estudo evidencia a importância do HP Reveal no desenvolvimento de práticas pedagógicas que utilizam os dispositivos móveis, de maneira criativa e eficaz, no processo de aprendizagem de jornalistas, bem como sua atuação como ferramenta para agregar valor ao conteúdo jornalístico impresso por meio da interatividade hipertextual.

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Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-graduando em Assessoria de Comunicação e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís (ESTÁCIO). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEPTDE) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Caio Mário Guimarães Alcântara, Universidade de Aveiro

Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro (PORTUGAL). Mestre em Educação e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Tiradentes (UNIT). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES). E-mail: caiogmalcantara@gmail.com

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Pós-doutoranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora e Mestra em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal). Especialista em Coordenação Pedagógica e graduada em Pedagogia pela UFMA. Professora permanente do mestrado em Cultura e Sociedade, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEPTDE) e bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). E-mail: sannyafernanda@hotmail.com

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Monteiro, J. C. da S., Alcântara, C. M. G., & Rodrigues, S. F. N. (2018). HP Reveal: realidade aumentada na aprendizagem hipertextual de jornalistas. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/9501

Edição

Seção

GT 08 - As Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos na educação superior