Autoria de desenhos didáticos com interfaces móveis na educação online: articulando ambientes virtuais de aprendizagem web e aplicativos.
Palavras-chave:
Autoria docente, desenhos didáticos, educação online, aplicativos.Resumo
A temática principal do trabalho foi o uso de ambientes de aprendizagemensino móveis com aplicativos como estratégia pedagógica para a emergência de dispositivos de ensino e pesquisa, autoria e produção de conteúdo na era da conectividade ou hipermobilidade. O objetivo é compreender como ocorre a autoria de desenhos didáticos com aplicativos na educação online, considerando a articulação entre ambientes virtuais de aprendizagem web e interfaces móveis. E a questão norteadora: como pode ser desenvolvido o processo de produção de desenhos didáticos para a educação online a partir das práticas pedagógicas com aplicativos? O campo de pesquisa ocorreu ao longo do Projeto de Extensão Formação de Docentes para a Educação Online, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Ao longo de duas disciplinas: Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Mediação Pedagógica Online, o dispositivo formativo foi delineado, de forma a compreender o fenômeno em questão. Como achado, tem-se a noção subsunçora “Autoria de desenhos didáticos com interfaces móveis na educação online”, da proposta de trabalho com o App-teaching, uma reflexão sobre uma pedagogia que considere os aplicativos e as transformações decorrentes da mobilidade ubíqua.
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