Autoria de desenhos didáticos com interfaces móveis na educação online: articulando ambientes virtuais de aprendizagem web e aplicativos.

Autores

  • Vivian Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) http://orcid.org/0000-0001-7239-1619
  • Bruno Augusto Torres Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Palavras-chave:

Autoria docente, desenhos didáticos, educação online, aplicativos.

Resumo

A temática principal do trabalho foi o uso de ambientes de aprendizagemensino móveis com aplicativos como estratégia pedagógica para a emergência de dispositivos de ensino e pesquisa, autoria e produção de conteúdo na era da conectividade ou hipermobilidade. O objetivo é compreender como ocorre a autoria de desenhos didáticos com aplicativos na educação online, considerando a articulação entre ambientes virtuais de aprendizagem web e interfaces móveis. E a questão norteadora: como pode ser desenvolvido o processo de produção de desenhos didáticos para a educação online a partir das práticas pedagógicas com aplicativos? O campo de pesquisa ocorreu ao longo do Projeto de Extensão Formação de Docentes para a Educação Online, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Ao longo de duas disciplinas: Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Mediação Pedagógica Online, o dispositivo formativo foi delineado, de forma a compreender o fenômeno em questão. Como achado, tem-se a noção subsunçora “Autoria de desenhos didáticos com interfaces móveis na educação online”, da proposta de trabalho com o App-teaching, uma reflexão sobre uma pedagogia que considere os aplicativos e as transformações decorrentes da mobilidade ubíqua.

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Biografia do Autor

Vivian Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) -2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. Membro do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UERJ), do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ), do SECRIA - Setores criativos: ensino, pesquisa e práticas pedagógicas (IFRJ) e do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Online.

Bruno Augusto Torres, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Possui graduação em Tecnologia de Análise de Sistemas Informatizados pela Faculdade de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (FAETERJ - 2007), Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Informática Lemos de Castro (2009), Especialista em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá (2014) e licenciado em Informática pela AVM - Cândido Mendes (2016). Cursando mestrado em Informática na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Analista de Segurança da Informação do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Martins, V., & Torres, B. A. (2018). Autoria de desenhos didáticos com interfaces móveis na educação online: articulando ambientes virtuais de aprendizagem web e aplicativos. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/9495

Edição

Seção

GT 04 - Educação, pesquisa e práticas de formação na cibercultura