As viagens do Pequeno Príncipe: do aviador ao navegador
Palavras-chave:
Pequeno Príncipe, Práticas de leitura, leitores, edição, escola.Resumo
Este texto apresenta a obra O Pequeno Príncipe em suas novas edições e traduções a partir do momento que, passados setenta anos da morte do seu autor, a mesma cai em domínio público. Propõe a discussão em torno da edição de bolso lançada pela Geração Editora e a mesma edição em e-book bem como o mesmo par de textos – impresso e ebook – lançados pela Harpercollins Brasil Editora para, por meio desses textos e do referencial teórico da Nova História Cultural, pensar as práticas de leitura em contextos educacionais, lugar privilegiado para a criatividade de professores e alunos.Downloads
Referências
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994. Vol. 1: Artes de fazer.
CHARTIER, ANNE-MARIE. L´ école et la lecture obligatoire: histoire et paradoxes des pratiques d´enseignement de la lecture. Paris: Retz, 2007.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador; tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: UNESP/IMESP, 1998.
_______________. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Um estudo sobre “versos para os pequeninos”, manuscrito de João Köpke. Campinas. SP, 2014. Tese (livre docência) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação.
RENZI, Rita de Cássia. O Pequeno Príncipe: reflexões sobre a Literatura Infantil no cotidiano escolar - PDE 2013. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_port_pdp_rita_de_cassia_renzi.pdf>. Acesso em 08-07-2018
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Tradução de Dom Marcos Barbosa. 48. ed. Rio de Janeiro:Agir, 2009. 96p.: il. ISBN 85-220-0523-0
SARAIVA.COM. BR Disponível em
<https://www.saraiva.com.br/o-pequeno-principe-para-criancas-pequenas-10135339.html >. Acesso em: 08-07-2018.