A GESTÃO ESCOLAR CIRCUNSCRITA AO ÂMBITO DO CONSUMO DE DROGAS, SEUS EFEITOS NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA BAHIA: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL NOVA DE SUSSUARANA, HOJE COM O NOME DE COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO HERCULANO MENEZES
Palavras-chave:
Drogas, gestão, educação de jovens e adultos.Resumo
O presente trabalho tem como temática “A gestão escolar circunscrita ao âmbito do consumo de drogas, seus efeitos na educação de adultos na Bahia: estudo de caso no Colégio Estadual Nova de Sussuarana, hoje com o nome de Colégio Estadual Deputado Herculano Menezes”. Para atender o aprofundamento do tema, o estudo buscou identificar e analisar as ações da gestão escolar na escola de adultos, Colégio Estadual Deputado Herculano Menezes. A trajetória metodológica foi fundamentada na pesquisa qualitativa para adentrar no campo de estudo e identificar a multiplicidade e a subjetividade da realidade e das relações. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: a observação, o questionário e a entrevista semiestruturada, com o objetivo de interpretar e concluir os dados obtidos. Estes dados foram coletados a partir das entrevistas realizadas com os alunos e a equipe gestora que trabalhou na instituição, e que confirmam a constatação de outros pesquisadores: a escola necessita educar para a prevenção, utilizando-se de ações pedagógicas que permeiem a abordagem educativa nesta temática. A presente pesquisa tem como enfoque, de maneira investigativa, mostrar as ações da gestão escolar diante da implantação de um projeto de prevenção do uso de drogas. Para tanto, busca-se fundamentar, através de revisão bibliográfica, com as contribuições das BNCC dos autores Paulo Freire, Miguel Arroio, José Carlos Libâneo e Moacyr Gadotti, paralelamente alinhados a uma pesquisa de campo a se realizar na unidade escolar mencionada, que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão Alfabetização e Cidadania. São Paulo: RAAB, n. 11, p. 9-2, abr. 2001.
AZEVEDO, Sérgio de. Política Públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JUNIOR, Orlando. A das (et al). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.
BEISIEGEL, Celso Rui. Estado e educação popular: um estudo sobre educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974. (Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais).
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.
CORTELLA, M. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez. Instituto Paulo Freire, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação de Adultos: algumas reflexões. In: GADOTTI, Moacyr; ROMÃO, José (Org.). Educação de Jovens e Adultos: teoria e prática e proposta. Vol. 5. São Paulo. Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001 (Guia da escola cidadã).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
GATTI, B. Considerações sobre a qualidade da educação básica no Brasil. Revista Presente. Salvador, 2005.
LIBÂNEO, José C. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 2000.
UNESCO. Educação Popular na América Latina – desafios e perspectivas. UNESCO, MEC, CEAAL – Brasília, 2005.