Avaliação formativa com recurso às TDIC: a formação do professor para a avaliação do desempenho de estudantes
Palavras-chave:
Avaliação Formativa, Formação Docente, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Resumo
Se no passado entedia-se o ato de avaliar como medida quantitativa, hoje há predominância do entendimento de que a avaliação deve ser voltada a análise e mudança, sendo, portando, formativa. Essa concepção está relacionada a mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que interferem na composição de sujeitos mais críticos e autônomos, que não apenas têm acesso facilitado ao conhecimento, como produz seu próprio saber. Apesar de essa discussão ter avançado em termos teóricos, a literatura de especialidade indica dificuldades na implementação de estratégias de avaliação formativa, em partes provocadas pela falta de estudos, pesquisas e debates sobre avaliação (e mais especificamente avaliação formativa com recurso às TDIC) na formação docente, quer seja inicial ou continuada. Neste sentido, o presente artigo se constitui como uma revisão da literatura, que analisa teses, dissertações e artigos com peritagem publicados nos últimos 10 anos e obtidos por meio de busca em seis bases de dados internacionais, os quais discutem a formação do professor frente às necessidades de mudança do modelo de avaliação vigente. O estudo resultou na conclusão de que de fato há um déficit na formação de professores em relação às questões sobre avaliação, especialmente no tocante ao recurso às TDIC para garantir o caráter formativo.
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