APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AFETIVIDADE EM CONTEXTOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Afetividade, Aprendizagem Significativa, Ambiente Virtual de AprendizagemResumo
As práticas educativas contemporâneas nos impõem desafios e mudanças necessárias aos processos de ensino e aprendizagem em que o cibertespaço e os contextos virtuais tornam-se lugares de aprendizagem. A afetividade e a aprendizagem significativa são elementos fundamentais dos processos de ensino e aprendizagem do adulto. A emoção, a percepção e a imaginação compõe a construção do conhecimento significativo do adulto. Tais pressupostos teóricos tornam-se fundamentais para processos de ensino e aprendizagem em contextos virtuais na modalidade online ou a distância. Adotou-se análise qualitativa dos dados provenientes das postagens nos fóruns e registros individuais dos alunos do Curso Métodos de Estudos para EaD. A análise permitiu a percepção de elementos apresentados nos pressupostos teóricos sobre a relevância dos aspectos emocionais e afetivos para um aprendizado significativo em contextos virtuais. Entende-se, portanto, que a afetividade em ambientes virtuais é recurso de grande relevância para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. O estudo revelou que a afetividade ocorre na medida em que as necessidades do aluno são supridas e ele tem condições de construir conhecimento de forma consciente e significativa.
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