Construção de Competências Digitais Docente na Educação Básica:

Uma proposta de formação continuada online

Autores

  • Daniel Bramo Nascimento de Carvalho Universidade Tiradentes
  • Adriana Meneses Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Linhares Universidade Tiradentes
  • Alexandre Chagas Universidade Tiradentes

Resumo

O avanço do digital em nossa sociedade fez surgir novas necessidades e demandas que exigem diferentes competências, por vezes específicas, para o uso de tecnologias e navegação em espaços cibernéticos. Com isso a urgência por formação continuada para professores se manifesta quando pensamos na importância da formação de sujeitos críticos e capazes de lidar com as mudanças impostas pelas tecnologias digitais. O objetivo deste artigo é descrever uma proposta de formação continuada online em teste, aplicada com professores da rede pública de ensino do estado de Sergipe. De abordagem qualitativa, o texto descreve a estrutura do curso, bem como as análises iniciais dos docentes participantes. Desta forma, foi possível perceber a importância que a formação continuada possui e a necessidade de pensar propostas que garantam uma formação atual e próxima a necessidade de professores e alunos inseridos em uma sociedade digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Universidade Tiradentes

Licenciado em História- Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Estudos Comunicação, Educação e Sociedade- GECES. Mestrando em Educação- Universidade Tiradentes- Unit. Bolsista Capes- Prosup/Bolsa.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

Nascimento de Carvalho, D. B., Santos de Jesus Meneses, A. ., Nunes Linhares, R., & Meneses Chagas, A. . (2023). Construção de Competências Digitais Docente na Educação Básica:: Uma proposta de formação continuada online. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/16336

Edição

Seção

GT 04 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento