Educomunicação como fundamento da educação no ensino superior:
construindo um espaço dialógico de construção do conhecimento
Resumo
O trabalho analisa a realização da disciplina “Mídias na Educação”, propondo, a partir desta experiência reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma visão dialógica do processo comunicativo-educativo. Ministrada no Período Letivo Especial (PLE), em 2020, pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, a disciplina ocorreu de forma remota, prioritariamente assíncrona, com a participação de 15 estudantes. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas com educandos e educandas participantes da elaboração dos produtos comunicativos-educativos realizados como avaliação final. Através da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), buscamos identificar como a relação dialógica aparece nas narrativas dos envolvidos. Nas análises observamos que a educomunicação favorece uma educação autêntica (FREIRE, 2006), ao trazer para o diálogo diferentes pontos de vista de pronúncia do mundo. O percurso de aprendizagem empreendido demonstra que ao utilizar a educomunicação foi possível quebrar a lógica individualista do espaço educativo de ensino superior, trazendo para o centro a gestão da comunicação como uma partilha e produção conjunta do conhecer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.