Educomunicação como fundamento da educação no ensino superior:

construindo um espaço dialógico de construção do conhecimento

Autores

  • Analice Madeira Teixeira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Lúcia Nunes de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Érica Gonçalves Soares

Resumo

O trabalho analisa a realização da disciplina “Mídias na Educação”, propondo, a partir desta experiência reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma visão dialógica do processo comunicativo-educativo. Ministrada no Período Letivo Especial (PLE), em 2020, pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, a disciplina ocorreu de forma remota, prioritariamente assíncrona, com a participação de 15 estudantes. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas com educandos e educandas participantes da elaboração dos produtos comunicativos-educativos realizados como avaliação final. Através da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), buscamos identificar como a relação dialógica aparece nas narrativas dos envolvidos. Nas análises observamos que a educomunicação favorece uma educação autêntica (FREIRE, 2006), ao trazer para o diálogo diferentes pontos de vista de pronúncia do mundo. O percurso de aprendizagem empreendido demonstra que ao utilizar a educomunicação foi possível quebrar a lógica individualista do espaço educativo de ensino superior, trazendo para o centro a gestão da comunicação como uma partilha e produção conjunta do conhecer. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

Madeira Teixeira da Silva, A., Nunes de Sousa, A. L., & Gonçalves Soares, Érica. (2023). Educomunicação como fundamento da educação no ensino superior: : construindo um espaço dialógico de construção do conhecimento. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/16330

Edição

Seção

GT 09 - Educomunicação e Práticas Sociais e Tecnológicas